Astronauta britânico Tim Peake da ESA visita a Airbus para conhecer o revolucionário satélite Eutelsat Quantum

A unidade de Portsmouth da Airbus, no Reino Unido, recebeu a visita do astronauta britânico Tim Peake da ESA (Agência Espacial Europeia), para conhecer o mais recente e revolucionário satélite de telecomunicações que está sendo construído na fábrica.

O satélite Eutelsat Quantum fabricado pela Airbus e Surrey Satellite Technology Ltd (SSTL) é o primeiro satélite geoestacionário de telecomunicações do mundo que será totalmente reconfigurável em órbita. O satélite está sendo construído sob uma parceria pública e privada entre a ESA, a operadora de satélites Eutelsat e a Airbus.

O Eutelsat Quantum, que será lançado em 2019, poderá se adaptar às novas demandas de cobertura, largura de banda, potência, configurações de frequência e até mesmo alterar sua posição orbital. O Eutelsat Quantum será a primeira geração de satélites universais capazes de atender qualquer região do mundo e se adaptar a novos negócios sem que o usuário precise adquirir e lançar um satélite totalmente novo.

Com matriz de antenas em fase e conectividade flexível totalmente reconfigurável em órbita, o Eutelsat Quantum poderá ajustar sua cobertura e capacidade para atender às necessidades dos clientes conforme elas mudam. Ele se baseia na tecnologia da carga útil desenvolvida pela Airbus no Reino Unido no âmbito do programa Advanced Research in Telecommunications Systems (ARTES) da ESA, com o suporte da Agência Espacial do Reino Unido.

Além de visitar a sala estéril para conhecer o satélite, Tim Peake também conversou com aprendizes e graduados na Airbus, além de conhecer outros funcionários. "Foi ótimo receber Tim em Portsmouth, onde construímos cargas úteis de telecomunicações líderes mundiais para satélites.

O Quantum é uma tecnologia verdadeiramente revolucionária, com a capacidade de ser totalmente flexível e reconfigurável em qualquer fase da sua vida em órbita”, disse Colin Paynter, Diretor da Airbus Space no Reino Unido.

“Estamos trabalhando em conjunto com o setor para aumentarmos a participação do Reino Unido no mercado espacial global, como parte da Estratégia Industrial do Governo", disse Dr. Graham Turnock, Diretor Executivo da Agência Espacial do Reino Unido. "Foi fantástico visitar a Airbus ao lado de Tim Peake e conhecer a equipe por trás desse satélite inédito no mundo. O Reino Unido investe mais do que qualquer outro país no programa de pesquisas de telecomunicações da ESA e o trabalho em Portsmouth é um ótimo exemplo das vantagens que isso proporciona”, completa o executivo.

“O Eutelsat Quantum é o 24º satélite a ser fabricado pela Airbus para a Eutelsat, com base em uma inovadora colaboração de longa data que abrange mais de 40 anos entre nossos dois Grupos", afirma Yohann Leroy, Vice-Presidente Executivo e CTO da Eutelsat.

"Unindo flexibilidade e desempenho, o Eutelsat Quantum trará uma mudança verdadeiramente revolucionária para o setor de satélites de telecomunicações comerciais para atender às múltiplas necessidades em evolução de nossos clientes”, disse Leroy. O satélite Eutelsat Quantum é preparado e fabricado pela Airbus no Reino Unido e inclui uma nova e pequena plataforma de satélites geoestacionários da SSTL chamada GMPT.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter