COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Defesa

18 de Dezembro, 2017 - 09:55 ( Brasília )

Jungmann recebe grupo de empresários norte-americanos do setor aeroespacial


Alexandre Gonzaga

Uma delegação de empresários do setor aeroespacial norte-americano, liderados pela presidente da Boeing para América Latina, Donna Hrinak, esteve nesta quinta-feira (14) no Ministério da Defesa (MD) para tratar de futuras parcerias entre as indústrias do Brasil e dos Estados Unidos.

A delegação foi recebida pelo ministro Jungmann, que ressaltou a urgência na aprovação do Acordo de Salva-Guardas com os Estados Unidos. Aos empresários, Jungmann lembrou, que semana passada, em visita à Jordânia, conversou com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, que mostrou-se muito receptivo a ajudar neste assunto.

Em novembro, o ministro cumpriu uma agenda oficial nos Estados Unidos, que incluiu encontros com empresários e onde foram discutidos temas de defesa.

Presente no encontro, o diretor-presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), embaixador Rubens Barbosa, declarou que a retomada do uso do Centro de Lançamento de Alcântara é significativo para o País.

Os norte-americanos têm grande expectativa na oportunidade de negócios entre o Brasil e os Estados Unidos e disseram que o mercado aeroespacial deve crescer muito nos próximos anos. "Estamos procurando no mundo locais mais apropriados para lançamentos, principalmente, na órbita equatorial", afirmou um dos empresários.

O chefe de Assuntos Estratégicos do MD, brigadeiro Alvani Adão da Silva, relatou que está sendo elaborada uma nova governança na área espacial para "tornar o setor um programa de Estado". Os empresários visitaram na quarta-feira (13) a cidade São José dos Campos (SP) e ficaram impressionados com os avanços do setor aeroespacial brasileiro. Amanhã (15), eles irão conhecer as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


DQBRN

DQBRN

Última atualização 20 JUL, 11:40

MAIS LIDAS

Especial Espaço