Iniciados procedimentos em busca de posição orbital para segundo Satélite Geoestacionário de Defesa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu do Ministério da Defesa (MD) os arquivos referentes ao “filing” da rede de satélite SISCOMIS-9, do Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS), para que sejam iniciados os trâmites junto à União Internacional de Telecomunicações (UIT), para obtenção de uma posição orbital para o Segundo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-2).

Os arquivos foram entregues na última quinta-feira (5) ao superintendente de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) da Anatel, Vitor Elísio Góes de Oliveira Menezes, pelo subchefe de Comando e Controle, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general Gláucio Lucas Alves.

“Essa é a oportunidade que nós temos de entregar todos os detalhes técnicos da carga útil militar que vai compor o satélite. É o marco inicial de toda a trajetória até o lançamento do SGDC-2”, explicou o general Gláucio.

O documento define as características técnicas de uma rede de satélite que, por sua vez, representa a proposta de um satélite para a UIT. No caso, a rede de satélite SISCOMIS-9, apresenta a proposta de carga útil (ou payload) de Defesa para o SGDC-2.

O superintendente Vitor agradeceu a atuação do MD junto a Anatel e desejou boa sorte nas ações que envolvem o satélite. “A parceria com o Ministério da Defesa tem dado muito certo. Parabéns pelo início das operações do SGDC-2. A Anatel estará sempre à disposição”, afirmou Vitor.

O SGDC-2 trará a banda Ka (militar), que permitirá acesso à banda larga em operações militares. A previsão é que o satélite seja lançado até 2022.

Programa SGDC

Com uso dual, ou seja, civil e militar, o SGDC utiliza a banda Ka para acesso à conexão em banda larga a todos os locais do País, de modo a tramitar informações afetas à área de defesa.

O primeiro dos três satélites que integram o programa SGDC foi lançado em maio deste ano da base de Kourou, na Guiana Francesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter