COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

10 de Agosto, 2011 - 12:30 ( Brasília )

Astrium reforça atuação em sistemas de monitoramento de desastres naturais

Modelos de elevação fornecem dados precisos para análise de terreno e visualização em 3D, além de serem muito utilizados em sistemas de monitoramento e alerta de desastres naturais para modelar inundações e deslizamentos de encostas.

A Astrium GEO-Information Services anuncia o lançamento mundial da série de produtos GEO Elevation. Esses conjuntos de dados são utilizados para alta qualidade de ortorretificação de imagens, bem como para mapeamentos, análises de terreno e visualização em 3D, além de serem indispensáveis em sistemas de monitoramento e alerta de desastres naturais para modelar inundações e deslizamentos de encostas. No Brasil, os produtos serão comercializados sob encomenda, de acordo com as necessidades de cada cliente.
 
A linha de produtos é voltada para profissionais que dependem de informações precisas sobre determinada área, sobretudo em setores como engenharia e planejamento (realização de estudos de viabilidade para projetos de infraestrutura), segurança pública (gerenciamento de catástrofes naturais, com mapeamento de áreas de inundação, que podem ser detectadas mesmo por debaixo da vegetação) e petróleo e gás (análise geológica do terreno e modelagem de superfície 3D para avaliação do potencial de recursos naturais).
 
"Nosso objetivo é simplificar o acesso e a utilização de dados de elevação. Para projetos de grande escala de mapeamento e operações militares, nosso produto Elevation30 é ideal devido à sua cobertura de alta precisão e homogeneidade de dados. Obtido a partir do satélite SAR, o Elevation10 pode fornecer modelos de elevação regionais de 10m em todo o mundo, independente das condições meteorológicas e de relevo. Já para projetos que exigem altíssimo nível de precisão, o Elevation+ conta com espaçamento horizontal de 1m e precisão vertical de 20 cm”, explica Pierre Duquesne, diretor-geral da Astrium GEO-Information Services no Brasil. 
 
Satélites de radar TerraSAR-X e TanDEM-X adquirem imagens de alta qualidade em banda X com precisão inferior a 1m, independente das condições climáticas e de iluminação. Imagens dos satélites SPOT  oferecem uma combinação ideal entre resolução e cobertura. Com quatro sensores atualmente no espaço e mais cinco projetados para os próximos cinco anos, a continuidade de dados é garantida no mínimo até 2023.
 
Abaixo estão as características dos três principais produtos que compõem o modelo GEO Elevation:
 
Elevation30
        Ideal para defesa, mapeamento e modelos de aplicação de terreno
        Banco de dados 3D disponíveis para mais de 50 milhões de km ² em todo o mundo
        Precisão de até 6m (horizontal e vertical)
 
Elevation10
       Ideal para aplicações de mapeamento, engenharia civil, exploração de petróleo e gás
      Modelos atualizados de elevação de aquisição de dados, personalizado para o cliente
         Precisão de até 5m com espaçamento de grade absoluta de 10m
         Cobertura regional disponível a partir de apenas 500 km²
 
Elevation +
         Ideal para os projetos que requerem  alta precisão, tais como design de engenharia e modelagem de inundação
       Dados de altura altamente detalhados, com espaçamento horizontal de 1m ou melhor e precisão vertical de 20 cm LE90
 
Sobre a Astrium GEO-Information Services

Criada por meio da união entre a Infoterra e a Spot Image, subsidiárias da EADS Astrium, a Astrium GEO-Information Services fornece um portfólio de produtos e serviços de observação da Terra e informação geográfica que têm como objetivo agregar valor aos seus clientes. A companhia opera uma constelação de satélites multiresolução com sensores ópticos (SPOT) e sensores por radar (TerraSAR-X, TanDEM-X). A Astrium GEO oferece ainda imagens provenientes de outros satélites programáveis de parceiros, como Formosat-2 e Deimos. Com alto nível de precisão e escala global, essas imagens são amplamente utilizadas por governos, empresas e ONGs como ferramentas de inteligência para aplicações nas áreas de agricultura e meio ambiente, energia, engenharia e infraestrutura, mineração, planejamento urbano, defesa e segurança pública. A companhia conta com cerca de 1 mil profissionais e escritórios em mais de 20 países, entre eles o Brasil. A Astrium-GEO dispõe de um mosaico de imagens atualizadas em alta resolução cobrindo todo o território nacional. Mais informações: www.astrium-geo.com