COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

12 de Fevereiro, 2016 - 11:00 ( Brasília )

Setor aeroespacial será debatido na Comissão de Ciência e Tecnologia


A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) fará a primeira audiência do ano na terça-feira. A pedido de Lasier Martins (PDT-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF), autoridades e especialistas vão debater a situação do setor aeroespacial brasileiro, a partir das 9h.

Os parlamentares querem saber como a crise tem impactado o segmento, responsável por receitas de US$ 6,4 bilhões e pela geração de 24 mil empregos diretos em 2014. “É preciso examinar quais programas do governo federal relacionados ao setor precisam ser estimulados. É preocupante, por exemplo, a situação do veículo lançador nacional de satélites, que se encontra em compasso de espera há vários anos”, dizem os senadores no requerimento.

Foram convidados para o debate o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho; o diretor-presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab), Walter Bartels; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Leonel Fernando Perondi; o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Herbert Claros da Silva; e um representante do Ministério da Defesa
.