COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

09 de Outubro, 2015 - 12:27 ( Brasília )

SGDC - Telebras e Visiona visitam Thales Alenia Space

CEOs da Telebras e Visiona visitaram a Thales Alenia Space no período 30 de setembro e 2 de outubro



A Thales Alenia Space recebeu a visita de Jorge Bittar, chairman e CEO da TELEBRAS, Paulo Kapp, diretor de tecnologia da TELEBRAS, e Eduardo Bonini, chairman e CEO da VISIONA.

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a delegação brasileira visitou as fábricas de Toulouse e Cannes para conhecer as pessoas envolvidas no projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e verificar os últimos progressos realizados no satélite, agora em fase de integração.
 
Os executivos também se encontraram com os 40 engenheiros brasileiros que estão envolvidos no projeto na Thales Alenia Space, como parte do acordo firmado de transferência de tecnologia.

Os engenheiros - contratados pela VISIONA, TELEBRAS, Agência Espacial Brasileira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Ministério da Defesa – completaram 18 meses de treinamento e, neste período, acompanharam cada etapa do projeto do SGDC, em conjunto com os engenheiros franceses da Thales Alenia Space.
 
Com base nas competências e experiências que os engenheiros adquiriram na França, eles estão preparados para desempenhar, no médio prazo, um papel fundamental para o desenvolvimento de uma indústria espacial no Brasil, que gradualmente irá desenvolver e consolidar sua independência e soberania nesse setor.