COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

18 de Novembro, 2014 - 16:17 ( Brasília )

MECTRON Fornece Equipamentos para Plataforma SARA Suborbital

A empresa é responsável pelo projeto e fornecimento da eletrônica embarcada da Plataforma SARA



A MECTRON , empresa subsidiária da ODEBRECHT Defesa e Tecnologia - ODT, realizou a entrega definitiva ao IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço, órgão do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, e à empresa Cenic Engenharia, dos equipamentos que compõem o Subsistema Redes Elétricas da plataforma destinada a experimentos em ambiente de microgravidade, denominada Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA). Esta entrega definitiva ocorreu após trabalhos de modificação e atualização solicitados pelo IAE em função de aspectos de segurança operacional e de compatibilidade com o Banco de Controle da plataforma.
 
No evento, estiveram presentes nas instalações da empresa o Dr. Eng. Luís Eduardo Loures da Costa, representando o DCTA/IAE, e o Eng. Francisco Dias, da empresa CENIC Engenharia. Além dos equipamentos, num total de 32, abrangendo modelos de engenharia, qualificação e voo, também foi entregue toda a documentação técnica gerada pela MECTRON para o projeto, totalizando aproximadamente 1.000 documentos.
 
A Plataforma SARA é um projeto em desenvolvimento pelo DCTA/IAE, concebida para operar em órbita circular baixa, por um período máximo de 10 dias realizando experimentos científicos em ambiente de microgravidade, com posterior reentrada na atmosfera e recuperação em solo. A Plataforma SARA, na sua primeira missão, será lançada pelo veículo de sondagem VS-40 modificado, produzido pelo IAE, a partir do Centro de Lançamento de Barreira do Inferno - CLBI (RN), em voo suborbital, com o objetivo de qualificar a Plataforma e seus subsistemas.

O Subsistema Redes Elétricas do SARA, desenvolvido e fabricado pela MECTRON, possui uma arquitetura na qual a eletrônica embarcada na carga-útil é compartilhada com o seu veículo lançador, reduzindo os custos e o peso.

Possui uma Rede de Serviço, destinada ao suprimento de energia e ao sequenciamento de eventos em voo, uma Rede de Telemedidas, com a função de coletar os dados de voo e transmitir para a estação de solo, uma Rede de Controle, composta do sensor inercial, o computador de bordo, eletrônica de potência e o atuador de gás frio, com a finalidade de tornar próximas de zero as velocidades angulares da plataforma, e uma Rede de Segurança, responsável por receber e decodificar o telecomando de solo e acionar a terminação de voo do veículo VS-40, caso este assuma uma trajetória anômala.

A Plataforma SARA representa uma proposta inovadora tanto em termos de concepção da missão, como de suas Redes Elétricas, que permite a otimização dos custos com a sua reutilização após recuperação pós-voo.