CCT discute na terça-feira implantação de satélite geoestacionário brasileiro

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza na próxima terça (18) audiência pública para debater o Programa Espacial Brasileiro. O tema é a implantação do Satélite Geoestacionário de Defesa e de Comunicação (SGDC), e dos Satélites de Coleta de Dados.

O satélite geosteacionário, que deverá ser levado à órbita terrestre em 2016, ampliará a cobertura das redes de dados brasileiras, alcançando municípios que atualmente têm dificuldade para acesso à telefonia e à internet, e dificultará a interceptação de dados estratégicos, além de proporcionar demanda por tecnologia desenvolvida no país. O tema foi discutido no ano passado em audiência da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Foram convidados para a audiência representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); do Ministério da Defesa; da Visiona Tecnologia Espacial, empresa responsável pela integração do sistema do satélite; da Telecomunicações Brasileiras (Telebras), do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial; do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A audiência, requerida pelo senador Anibal Diniz (PT-AC), terá início às 8h30, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter