COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Aviação

19 de Agosto, 2014 - 10:00 ( Brasília )

Foguete de sondagem VS-30 será lançado de Alcântara (MA) no dia 29/08


Está marcado para o dia 29 de agosto o lançamento de um foguete de sondagem VS-30 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Com 10,84 metros de altura e 1,8 toneladas de peso, o foguete deve levar ao espaço experimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da empresa Orbital Engenharia e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização do Comando da Aeronáutica.

“O décimo terceiro voo do VS-30 será um marco importante para a indústria aeroespacial nacional, pois pela primeira vez será testado no Brasil um foguete com combustível líquido embarcado, fruto de anos de pesquisas no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial”, afirma o Coronel Avandelino Santana Júnior, coordenador geral da Operação Raposa, como foi batizada a ação de lançamento do VS-30.

“Com o sucesso da operação, novas possibilidades de desenvolvimento de motores foguetes a propelente líquido serão abertas para aplicação em outros veículos aeroespaciais fabricados no país”, conclui o Coronel.

Entre as ações realizadas durante a campanha de lançamento está a instalação de uma estação móvel de telemetria para recolher parâmetros de voo (pressão, temperatura, rotação, aceleração, vibração) que serão enviados pelo foguete em voo.

Também participam da Operação Raposa engenheiros alemães do DLR, a Agência Espacial Alemã, técnicos do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), além dos esquadrões de transporte de carga e pessoal (1º GTT e 1º ETA), esclarecimento de área marítima (3º/7º GAv) e de Evacuação Aeromédica (7º/8º GAv). O Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) participa com o transporte de material e equipamentos de apoio à campanha de lançamento.

Nos dias de lançamento, a Marinha do Brasil (MB) vai atuar no isolamento do tráfego marítimo e na comunicação com os navegantes. Já o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizará a interdição do tráfego aéreo na área.

Na próxima quinta-feira (21/8), acontecerá o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) para testar os equipamentos em solo e preparar a equipe.