Exércitos da Colômbia, Brasil e Estados Unidos realizam exercício PANAMAX com as nações parceiras

O Exército Sul dos EUA e as forças armadas e de segurança de 17 nações estão participando do exercício anual PANAMAX, patrocinado pelo Comando Sul dos EUA, que está sendo realizado simultaneamente em diversas partes dos Estados Unidos e do Panamá, entre 6 e 17 de agosto.

Este exercício multinacional reúne as forças marítimas, aéreas e terrestres em uma operação conjunta e combinada voltada para a defesa do Canal do Panamá contra ataques de uma violenta organização extremista fictícia, e também responde a desastres naturais e surtos pandêmicos em diversos locais.

Mais de 50 membros do Exército colombiano viajaram para Fort Sam Houston, em San Antonio, Texas, e lideram a parte do componente terrestre do exercício pelo segundo ano consecutivo. O Exército Sul liderava essa parte antes de 2011. As forças militares brasileiras estão comandando a parte do componente marítimo pela primeira vez este ano.

Além do Brasil, Colômbia e Estados Unidos, centenas de participantes da Argentina, Belize, Canadá, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Peru participarão do exercício.

O Canal do Panamá é considerado uma das mais estratégicas infraestruturas econômicas do mundo. Ele é essencial para o livre trânsito do comércio mundial e a estabilidade econômica da região depende imensamente do transporte seguro de muitos milhões de toneladas de carga que atravessam o canal anualmente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter