10 de Março, 2014 - 10:55 ( Brasília )

SOF

1º Btl DQBRN participa da Operação “Costão do Santinho”


O 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) participou, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, na cidade de Florianópolis, da Operação "Costão do Santinho", que tinha como objetivo realizar a defesa e a proteção integrada durante o Seminário de Seleções da Copa do Mundo 2014, realizado pela Federação Internacional de Futebol naquela cidade.

A tropa do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear teve por missões realizar a varredura QBRN nas instalações do Costão do Santinho Resort e operar um posto de descontaminação.

O 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica,Radiologica e Nuclear é resultante da transformação da Cia DQBN em batalhão, no ano 2012. O 1º Btl DQBRN e a Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear Cia DQBRN, são os únicos do gênero no Exército Brasileiro, e seus integrantes são treinados para combater em guerras químicas, biológicas e nucleares (como o nome sugere), principalmente em controle e descontaminação de armas, locais e equipamentos militares.

A origem do 1º Btl DQBRN remonta a 1953, quando foi criada a Companhia de Guerra Química, originalmente subordinada ao Grupamento de Unidades-Escola (GUEs), nas dependências da Escola de Instrução Especializada (EsIE)

Em 31 de dezembro de 1987, a Companhia Escola de Guerra Química foi extinta e, em seu lugar, foi criada a Cia DBQN, sediada na cidade do Rio de Janeiro e subordinada à Diretoria de Especialização e Extensão.