02 de Maio, 2013 - 10:06 ( Brasília )

SOF

Comandante da Marinha conhece novos equipamentos do GRUMEC


No dia 18 de abril, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, visitou o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), na Ilha de Mocanguê Grande, em Niterói (RJ). Na ocasião, foram apresentados os novos equipamentos que serão empregados pelos Mergulhadores de Combate (MEC) durante a realização da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude.

O Almirante-de-Esquadra Moura Neto, acompanhado do Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, foi recebido na Base Almirante Castro e Silva (BACS), pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca; pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos; pelo Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Glauco Castilho Dall’Antonia; e pelo Assessor-Chefe de Pessoal do Gabinete do Comandante da Marinha, Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Eduardo Horta Arentz.

A visita, conduzida pelo Comandante do Grupamento de Mergulhadores de Combate, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ítalo Gama Franco Monsores, teve início com a apresentação dos novos equipamentos adquiridos pelo GRUMEC. Entre eles, destacam-se o novo minissubmarino para a inserção dos MEC; utensílios para a desativação de artefatos explosivos; aparelhos especiais empregados nas abordagens não cooperativas em navios; equipamentos de mergulho de circuito fechado, que aumentam a discrição do mergulhador sem a emissão de bolhas de ar quando submerso e, ainda, fuzis de tiro de precisão, instrumentos de comunicação óticos e eletrônicos. Em seguida, o Comandante da Marinha visitou os demais departamentos da Organização Militar, como os Paióis de Embarcações e Mergulho, o Alojamento Operativo e, por fim, a Escoteria.