São José dos Campos sedia fórum do setor aeroespacial

Júlio Ottoboni

 

São José dos Campos sedia no próximo dia 28 de novembro o “1º Fórum PwC de Aerospace & Defense do Vale do Paraíba”, destinado a executivos das empresas da região ligadas aos segmentos aeroespacial e defesa. O evento tem a parceria do Parque Tecnológico, onde será o evento, e Brazilian Aerospace Cluster.

Trata-se do primeiro fórum dos segmentos de defesa e aeroespacial do Vale do Paraíba, região com grande concentração de empresas do setor. O evento é gratuito. São esperados mais de 100 participantes.

Para Marcelo Nunes, coordenador do cluster, trazer um evento como esse é muito importante para a cadeia aeroespacial e para São José dos Campos. "Isso demonstra a relevância do nosso arranjo produtivo para o contexto aeroespacial brasileiro. Sendo um setor altamente competitivo, é uma grande vantagem trazer para nossos associados o entendimento dos cenários e perspectivas do mercado, que é a proposta deste fórum", afirma Nunes.

A primeira palestra do evento, conduzida por Eduardo Batista, sócio da PwC Brasil e especialista em segurança cibernética. O tema será  “Cyber na Indústria 4.0 – ameaças e riscos na implantação da tecnologia IoT na indústria de A&D”.

Batista vai abordar o aumento dos riscos à segurança cibernética e privacidade de dados com o crescimento da Internet das Coisas (IoT).

As outras abordagens do fórum serão “Como se preparar para enfrentar as mudanças tecnológicas”, proferida por Wander Menchik, responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Tecnologia da Embraer. E  “O Apoio do BNDES ao Setor de Aeroespaço & Defesa”, por Sergio B. Varella Gomes, gerente de Estudos Setoriais no Departamento de apoio às exportações do setor de Aeroespaço & Defesa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A última será com  Carlos Gondim, sócio da Strategy&, abordará as “Perspectivas sobre Inovação e seus desafios estratégicos na indústria de A&D”. O evento que ocorrerá no parque tecnológico visa estabelecer uma nova ligação entre os executivos do polo aeroespacial, tanto no setor aeronáutico como de defesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter