Posto Oceânico da Ilha da Trindade será chefiado pela primeira vez por uma mulher

A Capitão de Corveta Rosângela dos Santos Farias, 47 anos, será a primeira mulher a assumir a chefia do destacamento do Posto Oceânico da Ilha da Trindade (POIT). Durante quatro meses, de abril a julho de 2018, a pedagoga pertencente ao Quadro Técnico da Marinha do Brasil, terá o desafio de comandar aproximadamente 30 militares que atuam no local e executar atividades rotineiras como a administração da própria Ilha e apoio às pesquisas desenvolvidas no POIT.

Para a Oficial, a oportunidade de desempenhar essa função até então ocupada somente por homens, só reafirma o compromisso da Instituição com a igualdade de gênero e a valorização pela meritocracia. “Primeiramente, sinto muito orgulho por fazer parte da Marinha. Nós somos a primeira força a promover uma mulher ao posto de oficial general. Ela é pioneira ao oferecer esses espaços para nós. Estou muito grata pela oportunidade”, declarou.

Em 17 anos na Marinha, esta será a primeira vez que a Capitão de Corveta Rosângela ficará tanto tempo longe de seus familiares. Segundo ela, o desejo tão almejado desde que entrou na Força veio na hora certa. “Minha família está me dando total apoio. Não é de hoje que sonho em ir para a Ilha da Trindade. Será um grande desafio, e espero fazer jus a essa função que a Marinha me confiou”, conclui.

O POIT é um destacamento isolado da Marinha do Brasil, sob a jurisdição do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN). Entre as atribuições do destacamento estão: realizar observações meteorológicas, maregráficas, e outras atividades de natureza técnica, segundo as normas e instruções emitidas pela Diretoria de Hidrografia e Navegação; executar ação de vigilância, no que diz respeito ao movimento de navios e aeronaves nas proximidades da Ilha; cooperar no acompanhamento do tráfego marítimo; preservar as características ecológicas da Ilha e do ambiente marinho circulante, contribuindo para a proteção do meio ambiente e combate à poluição em qualquer de suas formas; e servir de base de apoio a grupos que realizem na área atividades autorizadas ou determinadas pelo Comandante do 1° Distrito Naval.

A Ilha da Trindade localiza-se na extremidade oriental da cadeia de montanhas submarinas Vitória-Trindade e possui uma extensão de 9,2 Km2, fortemente acidentada, com elevações que atingem até 600m. Surgiu a três milhões de anos de uma zona de fraturas que se estende desde a plataforma continental brasileira e concentra um grande número de aves marinhas, caranguejos e tartarugas.

Pesquisadores na Ilha da Trindade

Com informações do Comando do 1º Distrito Naval

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter