COBERTURA ESPECIAL - SisGAAz - Naval

11 de Março, 2015 - 13:00 ( Brasília )

MB - Encerramento Operação “Amazônia Azul”




MARINHA DO BRASIL
COMANDO DE OPERAÇÕES NAVAIS

 Rio de Janeiro, 11 de março de 2015.

 
Operação representou o maior número de meios e tropas empregados simultaneamente em águas brasileiras pelo segundo ano consecutivo
 
A Marinha do Brasil (MB) encerrou, nesse sábado, 07 de março, a segunda edição da Operação “Amazônia Azul”, realizada sob a coordenação do Comando de Operações Navais.

Participaram da Operação cerca de 14 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por toda a costa brasileira, além dos rios e lagos navegáveis. A Operação teve como objetivos a intensificação da fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e a repressão a ilícitos de toda ordem.

A Operação contou, ainda, com a colaboração e participação de cerca de 450 representantes de diversos outros órgãos e entidades públicos, em especial da Força Aérea Brasileira, da Secretaria de Receita Federal, do Departamento de Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com o apoio da PETROBRAS e da TRANSPETRO foram realizados exercícios na Bacia de Campos, voltados para a segurança das plataformas petrolíferas e dos navios que operam na região.

Durante a Operação, os meios e tropas da MB realizaram, além das atividades de Patrulha e de Inspeção Naval, exercícios de defesa de portos e terminais petrolíferos e aquaviários; ações cívico-sociais, como apoio a reforma de escolas, asilos e orfanatos; e ações de assistência hospitalar, compreendendo atendimentos médicos, odontológicos, distribuição de remédios e vacinação.
 

Balanço Final da Operação “Amazônia Azul” 2015

 
Ao término da Operação, os resultados obtidos foram:

Ações Total
Embarcações inspecionadas 8.809
Embarcações notificadas 1.281
Embarcações apreendidas 259
Atendimentos médicos e odontológicos 3.693
Medicamentos Distribuídos 27.197


 
Nas atividades de Patrulha e Inspeção Naval destacaram-se as seguintes ocorrências e apreensões:

  • Fechamento de duas madeireiras irregulares;
  • Fechamento de dois garimpos ilegais, com a prisão de nove pessoas e apreensão de grande quantidade de material irregular como explosivos, ferramentas e balanças;
  • Prisão de dois indivíduos por tráfico de drogas, um indivíduo por porte ilegal de arma e um indivíduo foragido da justiça;
  • Inspeção em 22 postos de combustíveis flutuantes, na região amazônica, com o fechamento de quatro devido a irregularidades;
  • Apreensão de 11 armas e diversos cartuchos de munição;
  • Apreensão de 812,75 m3 de madeira sem comprovação de origem e nota fiscal;
  • Apreensão de 11 toneladas de açaí e cerca de 4.800 vidros de palmito sem comprovação de origem;
  • Apreensão de cerca de 1.500 Kg de pescado ilegal;
  • Apreensão de grande quantidade de material sem comprovação de origem, como eletroeletrônicos, bebidas, roupas e CD;
  • Condução de quatro bolivianos sem documentação às autoridades competentes;
  • Apreensão de uma motocicleta e quatro motores de embarcações irregulares; e
  • Apreensão de 3.300 litros de gasolina e 280 botijões de gás liquefeito irregulares.

Estima-se que, em parceria com os órgãos extra-MB, a Operação Amazônia Azul 2015 permitiu a aplicação de multas que totalizam mais de 3.400.000,00 (três milhões e quatrocentos mil reais):

Assim, “Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”, a MB espera garantir o uso do mar e águas interiores, com segurança, a todos os brasileiros.
 
Acesse o hotsite da Operação “Amazônia Azul”:
www.marinha.mil.br/operacoes.html