Inaugurado o SINPRODE 2011

O ministro da  Defesa da Argentina Dr. Arturo Puricelli, inaugurou na manhã de quinta-feira o 10° Simposio de Investigación y Producción para la Defensa (SINPRODE) 2011, no Centro de Exposiciones Costa Salguero, na cidade de Buenos Aires, Argentina.

A presente edição do SINPRODE 2011 –  é denominada de “Ciencia y Tecnología para la Defensa: Un motor para la Industria Nacional”- é uma  exposição dedicada a temas vinculados às necessidades e requisitos da Defesa Nacional Argentina, e se realiza desde o ano de 2000.

O  objetivo é ter um espaço focado que contribua para mostrar as capacidades da indústria nacional, tanto dos setores públicos como privados, relacionados com as necessidades da Defensa Nacional da Argentina. O objetivo é consolidar a participação da indústria nacional, especialmente das  empresas pequenas e medias (chamadas de Pymes na Argentina).

Além da exposição com empresas de diversos países,  do Brasil estão a Embraer Defesa e Segurança e a Agrale entre outras, há a realização de jornadas temáticas , debates , apresentações e demonstrações além de rodadas de negócios.

A empresa MECTRON foi convidada pelos organizadores a detalhar como uma organização de alta tecnologia implanta o seu plano de negócios e as características deste. Coube aos diretores Fábio Küpper e Azhauri da Cunha Filho a apresentação.

A surpresa brasileira foi a presença do Dr Murilo Marques Barboza, Secretário de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, dando prosseguimento ao Memorando de Entendimento assinado na segunda-feira (05 Setembro), entre os Ministros da Defesa do Brasil e Argentina.

A empresa AGRALE através da filial na Argentna apresntou a linha de veículos Marruá em uso pelo Ejército Argentino e Fuzileiros da Armada. Os Marruá sáo inclusive utilizados pelos argentinos no Haiti.

Em cada edição do SINPRODE é definido um grupo de assuntos para serem tratados nas jornadas acadêmicas, que serão abordados por especialistas, argentinos e  estrangeiros, em cada uma das disciplinas científico-tecnológicas nos tópicos selecionados.

Para o SINPRODE 2011 foram eleitos como temas centrais:

– a produção e a geração de conhecimentos científicos, e,
– capacitação em tecnologias duais.


As questões específicas a serem consideradas dentro destes tópicos serão: Veículos Aéreo Não-Tripulados  (VANTs), mísseis, sensores, tecnologias aeroespaciais e energias alternativas.

O objetivo do Ministério de Defensa de Argentina é  elevar o SINPRODE ao rol dos principais eventos na área de defesa da região como a Feria Internacional del Aire y el Espacio – FIDAE (Chile) ou a Latin American Aero and Defense – LAAD (Brasil). Os argentinos procuram diferenciar o SINPRODE de ser não somente a apresentação de equipamentos e de prestadores de serviço para as Forças Armadas com a particularidade que a difere que não é a mera apresentação de produtos e bens de serviços relacionados à defesa, mas de agregar capacidade de geração de valor científico e tecnológico para a sociedade argentina.
 
Dados do SINPRODE – realizado de 08 a 11 de Setembro
Local Centro de Exposiciones Costa Salguero, na cidade de Buenos Aires, Argentina

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter