Sobe para 394 número de cidades que terão reforço de tropas federais

Mariana Oliveira
Nathalia Passarinho

 

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral autorizou na noite desta quarta-feira (4) o envio de tropas federais para reforçar a segurança em mais 126 cidades, aumentando para 394 o número de municípios de 11 estados que receberão tropas das Forças Armadas.

Das 126 cidades, 82 são do Piauí. A corte havia rejeitado anteriormente o pedido de reforço para 143 cidades do estado, uma vez que o governador Wilson Martins afirmou que as forças de segurança estaduais eram suficientes para garantir a segurança durante o pleito. No entanto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questionou dizendo que o reforço era necessário nessas 82 cidades e o pedido foi aprovado.

O estado com mais cidades atendidas pelo envio de tropas é o Rio Grande do Norte (RN), que terá presença das Forças Armadas em 119 cidades. O motivo do pedido de reforço nos municípios do estado se deu ao "acirramento" da disputa eleitoral, segundo o TRE local.

O Ministério da Defesa, segundo o TSE, prevê o gasto de até R$ 27,5 milhões com o envio de tropas para reforçar a segurança na eleição. A pasta disse ainda que as tropas estão de prontidão à espera de enventual convocação para municípios onde haverá eleição.

Há tropas suficientes, de acordo com a assessoria do ministério, para serem enviadas em casos emergenciais e para as últimas autorizações do TSE. Até o dia da votação, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, ainda pode autorizar o envio de tropas caso considere necessário, sem que haja votação do plenário.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter