Segurança será reforçada com máquinas e treinamento

A Infraero dispõe de um orçamento estimado em R$ 400 milhões para aplicar na compra de equipamentos de segurança de última geração, que serão instalados nos aeroportos que administra até 2014. Além de modernos sistemas de raio-x de bagagem, detectores de metais e de explosivos, a companhia pretende instalar novas câmeras digitais de vigilância e ampliar a frota de veículos de resgate e combate a incêndio. Faz parte dos planos, também, intensificar o programa de treinamento de pessoal a fim de garantir a proteção das pessoas durante o embarque e desembarque.

A realização dos eventos esportivos, como a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo no ano seguinte, são os principais impulsionadores do processo de renovação que está em andamento, mas os projetos fazem parte da diretriz de dotar os aeroportos brasileiros com o que existe de mais avançado em termos de sistemas de controle para atender o crescimento da demanda.
No caso do Rio, que também irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016, a estrutura foi montada para suportar atividades realizadas neste ano. "Estamos trabalhando para os grandes eventos, mas temos que cuidar do dia a dia dos aeroportos. Tivemos o Carnaval, a Rio+20, o Rock in Rio e os Jogos Militares", ressalta João Marcio Jordão, diretor de aeroportos da Infraero.

Os equipamentos adquiridos serão instalados gradualmente após o cumprimento de todos os trâmites de licitação. Uma das prioridades é a substituição dos sistemas de TV e vigilância, já concretizada em algumas localidades. No Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por exemplo, o sistema está ativo desde fevereiro graças a instalação de câmaras digitais, que têm capacidade de armazenamento e qualidade de captação de imagens superiores ao sistema utilizado até então. Já estão em funcionamento 640 câmeras que, conectadas em rede, podem ser acessadas de diferentes estações de monitoramento. A instalação nos demais aeroportos administrados pela Infraero se estenderá até 2014.

Através de um programa denominado "De Olho na Mala", os passageiros que desembarcam nos terminais podem acompanhar, em tempo real, por meio de monitores instalados na área de desembarque, o trajeto de suas bagagens a partir do momento em que são colocadas nas esteiras de restituição. O sistema de monitoramento já funciona em 36 aeroportos administrados pela Infraero e será instalado nos demais da rede.

Ainda este ano, a companhia pretende instalar 88 novos pórticos detectores de metais e 50 pórticos detectores de explosivos. A programação contempla aquisição e instalação de novos equipamentos de raio-x até o final de 2013. De acordo com Jordão, a Infraero contratou 71 unidades no ano passado e abriu licitação para comprar mais 280 equipamentos, sendo 180 para raio-x de bagagem de mão e 100 para bagagem despachada.

Os novos equipamentos serão instalados nos aeroportos das cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo, substituindo os que foram comprados recentemente. As unidades usadas que estiverem em bom estado irão equipar outros aeroportos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter