11 de Abril, 2012 - 09:30 ( Brasília )

Segurança

LAAD Security 2012


O pavilhão 4 do Riocentro abriu as portas na terça-feira para a LAAD Security 2012, Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa com a participação de órgãos públicos, empresários e especialistas do setor.
 
Com o objetivo de ampliar e qualificar a discussão em torno de uma área fundamental para governos e instituições, a feira organizada pela Clarion Events trouxe em seu primeiro dia alguns dos principais profissionais da área de segurança, bem como autoridades envolvidas diretamente com o tema.
 
A cerimônia de abertura contou com as presenças do Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Orlando Ferreira Neto, do Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, além do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.
 
Em sua fala inicial, o ministro destacou a necessidade de se pensar a segurança pública como uma área em constante atualização: “A segurança pública é um desafio e não apenas para o Brasil. É um problema mundial”, avaliou Cardoso. “Graças a eventos como esse, que permitem a integração entre autoridades e a iniciativa privada, podemos garantir o aprimoramento da gestão e dos serviços operacionais e de inteligência.”
 
O discurso é parecido com o do secretário Beltrame, que lembrou ainda da aproximação de grandes eventos na cidade: “O Rio de Janeiro receberá nos próximos cinco anos os maiores eventos internacionais e muitos dos equipamentos apresentados aqui farão parte do nosso Centro de Controle. É um legado também para a população.”
 
José Eduardo Cardoso foi também um dos destaques na abertura do II Seminário de Segurança LAAD, que ocorre paralelamente à feira. O ministro palestrou no Módulo de Segurança Pública em que discursou sobre a importância da validação do pacto federativo no âmbito da segurança. O ministro frisou a necessidade de integração cada vez maior entre o Governo Federal e os estados na formulação e aplicação de políticas públicas para o setor: “Não se faz uma boa política de segurança pública sem planejamento, integração e gestão. Quem não sabe onde está um problema não pode combatê-lo”, concluiu José Eduardo Cardoso.
 
Giro pela LAAD
Além das palestras e do seminário, a feira oferece ainda diversas atrações espalhadas ao longo do pavilhão. São cerca de 150 expositores de 13 países apresentando as mais recentes e avançadas tecnologias voltadas para a segurança de empresas e melhor desempenho de órgãos de segurança pública.
 
Nesta quarta-feira, um dos destaques será a palestra de abertura do Módulo de Segurança em Grandes Eventos, conduzida pelo Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes eventos do Ministério da Justiça, Dr. Valdinho Jacinto Caetano. Com o mesmo foco, também falará ao longo do dia o Gerente de Planejamento do Comitê Organizador da Copa 2014, Pedro Miranda.
 
Sobre a LAAD Security 2012
A LAAD Security 2012 - Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa foi criada seguindo o modelo do tradicional LAAD Defence & Security, maior e mais importante evento do setor de defesa e segurança da América Latina. Tem como objetivo proporcionar um ambiente favorável à troca de informações entre gestores públicos, consultores e indústria, com exposições, palestras e debates sobre o cenário da segurança, e soluções e inovações desse setor.
 
O evento conta com o apoio institucional de Governo do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), Conselho Nacional dos Dirigentes-Gerais de Órgãos Periciais Forenses, Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e de Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS), Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), além do apoio das instituições Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança (ABSEG) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB).
 
É prevista a presença de mais de 10 mil visitantes altamente qualificados, entre eles, delegações oficiais de países da América Latina, autoridades de Segurança Pública do Brasil e gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica.
 
Sobre a Clarion Events

A Clarion Events é uma das maiores empresas dedicadas à promoção e organização de feiras de negócios, congressos e eventos. Por mais de 65 anos, a empresa tem criado em diversos segmentos marcas líderes e ótimos ambientes para negócios e relacionamento. Os mais de 150 eventos da Clarion atendem diferentes setores, como defesa e segurança, lazer, entretenimento, financeiro, varejo, jogos, arte e energia nos quatro continentes.