Caminhões Mercedes-Benz Accelo entram em operação no Corpo de Bombeiros de Brasília

O Corpo de Bombeiros Militar de Brasília acaba de receber novos caminhões para a sua frota. A partir deste mês, a corporação terá 10 modelos Mercedes-Benz Accelo 815 para apoiar em resgates e em manutenções perigosas.

Essa entrega é resultado de uma licitação vencida pelo concessionário Mardisa e que contou com apoio da fábrica para atender às exigências do órgão público.

Os caminhões Accelo foram implementados com auto plataforma de serviços gerais, com cesto aéreo para reparos de fiações e postes, bem como para resgates com até 23 metros de altura. Os veículos também ganharam cabina dupla, desenvolvida por uma empresa parceira especializada.

“Por suas dimensões compactas e facilidade de manobra, o Accelo é ideal para operações nas cidades, mesmo em vias estreitas, ladeiras e interior dos bairros, situações típicas enfrentadas pelos Bombeiros nas prestações de serviço à população”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Além disso, o Accelo 815 é ágil nas estradas e versátil nas áreas rurais, ampliando as possibilidades de uso pelos Bombeiros nas diversas regiões administrativas do Distrito Federal”.

A parceria da Mardisa com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal acontece desde 2011. “Além dos novos Accelo, já fornecemos vários veículos ao órgão público, como ambulâncias Sprinter e caminhões com implementos como auto bomba tanque, salvamento leve e transporte de tropas”, diz Gilberto Salgado, gerente de Vendas ao Governo da Mardisa.

Accelo e versátil no transporte e ágil no trânsito das cidades

Os caminhões Mercedes-Benz Accelo se destacam no mercado por sua versatilidade no transporte de cargas. Essa linha é formada pelos modelos leves Accelo 815 (8.300 kg de PBT – peso bruto total) e Accelo 1016 (9.600 kg de PBT) e pelo médio Accelo 1316 (13.000 kg de PBT).

Os caminhões são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e circulação no interior dos bairros, além das curtas distâncias rodoviárias.

O Accelo traz ao mercado diferenciais, como cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque adicional de 150 litros (total de 300 litros, a maior capacidade da categoria) e câmbio automatizado.

O modelo também é destaque em segurança, com tecnologias como freio ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem nos eixos) e ASR (controle de tração das rodas).

Devido a suas dimensões compactas, a linha Accelo é ideal para o trânsito intenso das grandes cidades. Algumas versões atendem às legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter