05 de Maio, 2017 - 10:40 ( Brasília )

Segurança

Motorola Solutions lança suíte de aplicativos móveis para a segurança pública

A empresa amplia sua oferta de software para proporcionar inteligência em tempo real a usuários da área da segurança pública

A Motorola Solutions anunciou hoje que apresentará uma suíte de aplicativos móveis, especialmente desenhados para a comunicação e para a colaboração na área da segurança pública, o que amplia o crescente portfólio de soluções integradas de software da empresa.

Com a ampliação da infraestrutura de banda larga para a segurança pública, os aplicativos móveis interoperáveis são uma maneira altamente eficiente para proporcionar inteligência crítica aos agentes em campo e ao pessoal do centro de comando.

Após anos de estudos sobre as necessidades dos clientes, a Motorola Solutions desenvolveu uma suíte de aplicativos móveis para a segurança pública, compatível com redes e dispositivos diferentes, possibilitando a comunicação e a colaboração em tempo real, ajudando a agilizar o tempo de resposta de uma emergência.

“A necessidade de contar com inteligência em tempo real nunca foi tão importante para os usuários da segurança pública”, afirmou Bruce Brda, vice-presidente executivo de Produtos e Serviços da Motorola Solutions.



“Os aplicativos de serviços de mensagens, mapeamento e outras tarefas fazem parte da vida diária dos cidadãos, no entanto, estas capacidades não tinham sido desenvolvidas nem implantadas, até agora, para os usuários da segurança pública. A suíte de aplicativos móveis para a segurança pública da Motorola Solutions foi especialmente projetada para se adaptar às necessidades específicas de nossos clientes e fornece uma solução integrada e interoperável para compartilhar inteligência e informação crítica.”

Esta suíte inclui uma série aplicativos centrais para comunicação e colaboração para a área da segurança pública, na qual serão introduzidas, mais adiante, capacidades avançadas, como aplicativos para streaming de vídeo ao vivo, intimações eletrônicas, busca em bases de dados e quadro interativo para trabalho colaborativo.

A suíte de comunicação e colaboração é um conjunto integrado de aplicativos móveis, inclusos os seguintes:

- Serviço de Mensagens: permite aos socorristas compartilhar mensagens de texto e fotos de maneira segura com indivíduos ou conversa em grupos através dos smartphones e rádios bidirecionais, o que agiliza a comunicação e a colaboração. Por exemplo, o aplicativo de serviço de mensagens permite ao usuário enviar uma foto em uma conversa de voz em grupo.

- Mapeamento: Permite colaboração baseada na localização, mostrando os agentes que estão nas proximidades e criando rapidamente uma comunicação de voz ou texto baseado no perímetro com outros agentes ao redor. Isto permite que um agente fale com outro próximo, mesmo sem saber seu nome.

- WAVE: a solução PTT (push-to-talk) da empresa permite aos usuários de smartphones se comunicarem de maneira segura, pressionando apenas um botão. Além de permitir a criação de grupos de usuários de smartphones para simplificar a comunicação, WAVE também fornece um link PTT seguro com os rádios bidirecionais (LMR), atualmente utilizados pela polícia, permitindo a comunicação entre as equipes, independentemente das redes e dos dispositivos utilizados.

- Telefonia: permite aos usuários realizar chamadas telefônicas seguras e criptografadas.



A suíte central de aplicativos móveis para a segurança pública é compatível com múltiplos dispositivos e redes, proporcionando aos usuários acesso às informações em tempo real, independentemente de usarem um dispositivo em uma rede de rádio bidirecional (LMR) ou um smartphone em uma rede de banda larga.

Os aplicativos propriamente ditos também foram criados para funcionar melhor combinados e conectados com uma capacidade que permite a interação entre os diferentes aplicativos, sem que o usuário tenha que voltar ao iniciador de aplicativos.

Os usuários podem passar sem inconvenientes de um aplicativo ao outro; por exemplo, um agente pode utilizar o aplicativo de mapeamento para criar uma conversa em grupo com os agentes mais próximos e, a seguir, passar rapidamente a uma conversa de voz via WAVE.

Tal como ocorre com outras soluções de banda larga da Motorola Solutions, a suíte de aplicativos móveis de segurança pública é altamente segura - requer a autenticação dos usuários, dispositivos e infraestrutura e todos os meios são criptografados.

Além disso, esta suíte proporciona modo de início de sessão individual muito prático. É necessário apenas uma iniciação para ter acesso a todos os aplicativos e a uma agenda comum de endereços, que permite a transferência de lista de contatos e grupos.

A suíte de aplicativos móveis de segurança pública da Motorola Solutions, que estará disponível este ano, será implantada com base em um modelo de SaaS (software como serviço) rentável e flexível.

Essa é a aquisição mais recente do crescente portfólio de soluções integradas de software da empresa, que fazem parte da nova divisão de software da Motorola Solutions, liderada por Andrew Sinclair. Sinclair, que integrava a divisão Skype da Microsoft, ingressou na empresa em março.

The Future of Public Safety: Mobile Apps