07 de Outubro, 2016 - 10:00 ( Brasília )

Segurança

PMs Brasileiras poderão integrar Entidade Internacional




Em junho de 2016 corporações de Polícia Militar estaduais foram avaliadas por uma missão de representantes da“Association of European and Mediterranean gendarmeries and police forces with military status”. Conhecida pela sigla FIEP, integra corporações de Gendarmeria dos países Mediterrâneos.

Inclui corporações dos seguintes países, entre outros: França (La Gendarmerie Nationale), Espanha (La Guardia Civil), Portugal (Guarda Nacional Republicana), Itália (Carabinieri) e vários países árabes da costa do Mar Mediterrâneo. Na América do Sul a Corporação de Gendarmeria da Argentina e os Carabineros de Chile já integram a FIEP.

A delegação internacional que participou da avaliação era composta por cinco oficiais das seguintes forças: Gendarmeria Francesa, Romena e Jordaniana, dos Carabinieri Italianos e da Guarda Nacional de Portugal.

A delegação visitou as Policias Militares dos Estados de São Paulo, de Santa Catarina e de Minas Gerais. Os objetivos foram de assegurar a existência dos pré-requisitos nos campos de formação, equipamentos e tecnologia.

O resultado foi enviado ao Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG), atualmente presidida pelo Coronel Bianchini, Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais.

A decisão de integrar as Polícias Militares ao FIEP será tomada em reunião da organização no mês de Outubro.

Maiores informações sobre a FIEP podem ser acessadas no site www.fiep.org