Quais são os melhores usos para a blindagem nível 3A

A blindagem é o processo pelo qual é possível proteger fachadas de edifícios, automóveis e estabelecimentos comerciais dos ataques feitos com armas de fogo. Essa tecnologia é originária do mesmo tipo de proteção usado em veículos militares nas áreas de conflitos de guerra.

A necessidade de proteger, além de veículos, edifícios e lojas fez com que adaptações fossem criadas para o uso da tecnologia para esse fim. Com o avanço da criminalidade e o acesso fácil que os assaltantes têm a armas de calibres maiores, a blindagem tornou-se a maior aliada para quem precisa de segurança.

As mesmas empresas que trabalham com blindagem automotiva precisam ter a certificação para fazer a aplicação em prédios e estabelecimentos comerciais. Hoje em dia, dificilmente uma loja não terá vitrines com vidros blindados, e o mesmo podemos dizer de portarias de edifícios, entradas de bancos e guichês de casas lotéricas.

Muitos empresários e pessoas conhecidas usam veículos blindados, existe um tipo especial de blindagem para carros que transportam diplomatas e presidentes. Nem todos os automóveis podem receber a aplicação da blindagem, é preciso fazer uma avaliação para ver se não haverá comprometimento do chassi.

Seja lá qual for o uso, o importante é que existe uma maneira das pessoas se protegerem em casos de ataques com armas de fogo.

O que é blindagem nível 3A

Existem vários níveis de blindagem para automóveis e fachadas, e esses níveis são diferenciados com números dentro dos níveis. O nível 3-A é o mais usado pois suporta os calibres mais baixos das armas comuns e também calibres médios das armas usadas pelo crime organizado.

Para colocar esse tipo de proteção em um veículo é preciso fazer uma série de testes para saber se o chassi do carro suportará o peso extra que é colocado nos vidros e também em toda a carroceria. Alguns modelos mais comuns não podem ter esse tipo de proteção instalada.

Pessoas que desejam se beneficiar dessas tecnologia podem ficar preparadas para investirem um valor substancial, já que o processo envolve a desmontagem completa do carro, instalação dos recursos e a remontagem, os serviços podem valer quase o valor do automóvel sem a proteção.

A blindagem nível 3A resiste aos projéteis de armas calibres 22 e 38, abordagens feitas com pedras e ferro, suporta as balas da Magnum .357 ponta macia, armas 9 mm, Magnum 44 e também os projéteis as submetralhadoras chamadas Uzi.

Devido ao tipo de proteção que oferece, esse é o nível mais comum e o mais usado em veículos e fachadas de edifícios. Para saber o tamanho da proteção de uma blindagem são feitos inúmeros testes em laboratório, onde os vidros são submetidos a tiros de armas de variados calibres. Conforme a resistência é que se dá a classificação.

Existem níveis abaixo e acima do 3A, sendo o nível V o mais elevado e que só pode ser usado em veículos militares e automóveis de chefes de estado e presidentes. Alguns empresários conseguem autorização para terem essa segurança, mas precisam justificar a necessidade desse nível de blindagem em seus automóveis ou edifícios.

Fonte: MDV Glass

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter