Vocação Policial – Projeto Heróis de Fibra

Nesta semana, A DuPont™ lança o site Heróis de Fibra que reverencia a vocação policial e compartilha histórias de superação de profissionais desse segmento. O canal apresenta também informações técnicas sobre equipamentos de proteção imprescindíveis para quem atua nessa área, como os coletes à prova de balas revestidos com Kevlar®.

Nessa primeira fase, Heróis de Fibra segue coletando histórias e recebendo sugestões de pauta das secretarias de comunicação das polícias estaduais, visando consolidar um apanhado de relatos alinhados ao propósito de exaltar a vocação profissional de quem trabalha na polícia.

“Estamos muito orgulhosos com esse projeto. Heróis de Fibra nasceu para ser referência em nosso segmento, um lugar onde as pessoas podem buscar informações técnicas, e também se inspirar com as histórias contadas pelos próprios policiais. Agradecemos as secretarias de comunicação das polícias estaduais que já contribuíram com sugestões e também ressaltamos a nossa disponibilidade para receber novas histórias”, declara Rosa Buono, gerente de relacionamento DuPont™ Kevlar®.

O site terá atualizações relacionadas às dicas de uso e manutenção dos equipamentos , trazendo novas séries de testes que esclarecem aspectos técnicos dos coletes, além de curiosidades sobre a invenção do Kevlar®.

O próximo passo do projeto é a condecoração dos protagonistas dessas histórias, por meio da entrega da Medalha Dupont™ Kevlar®, que será construída mediante ao compartilhamento do conteúdo do site nas redes sociais. Na seção Fale Conosco é possível contribuir com novas sugestões de histórias.

Para mais informações, acesse: http://www.heroisdefibra.com.br
 

A invenção do Kevlar

Descoberto em 1965, quase por um acidente, o Kevlar® é hoje uma fibra versátil encontrada em diversos itens como coletes à prova de balas, artigos para esportes radicais e até itens para a exploração espacial.

O acaso dessa invenção se deu graças à Stephanie Kwolek, cientista da DuPont que, à época, pesquisava um material mais leve e resistente para ser utilizado em pneus. Diante de um líquido viscoso e aparentemente sem utilidade, Stephanie encontrou uma cadeia de moléculas extremamente resistente.

Por muito pouco, o experimento descoberto pela cientista não foi para o lixo. Como tinha a certeza de que havia encontrado algo, Kwolek convenceu o técnico que a acompanhava de aprofundar a pesquisa, a fim de conhecer melhor as propriedades daquele material. Foi então que Stephanie se deparou com uma fibra cinco vezes mais forte que o aço, porém, extremamente leve.

Da fibra ao colete

O Kevlar® foi lançado pela DuPont em 1971 e hoje é um dos materiais mais utilizados no segmento de proteção. Quando chegou ao mercado, um militar chamado Nick Montanarelli soube das propriedades do Kevlar® e sugeriu ao Instituto Nacional de Justiça que o testasse para uso em coletes e roupas. Após revestir uma lista telefônica com Kevlar® e notar que as balas ricocheteavam em contato com o material, Nick teve a ideia de transformá-lo em material para o vestuário da polícia e exército. Em 1978, o Exército dos Estados Unidos contava com as primeiras jaquetas e capacetes revestidos por Kevlar®.

Além da resistência, o Kevlar® conta com uma boa durabilidade contra chamas e cortes, não se decompõe na água, é resistente à umidade e não se degrada por fungos ou bactérias. Essas características fazem com que este material seja aplicado na indústria automobilística, de pneus, petrolífera, itens espaciais e até esportes radicais.

Por ser o principal material que reveste coletes à prova de balas, o Kevlar® já salvou inúmeras vidas. Além do vestuário, o Kevlar® é amplamente utilizado como material para blindagem de veículos militares e da polícia.

Para mais informações, acesse: http://www.heroisdefibra.com.br

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter