10 de Março, 2015 - 16:00 ( Brasília )

Segurança

BRINK´s – Adota o Simulador de Treinamento Interativo da empresa Cientistas

Empresa brasileira torna-se a principal fornecedora de Simuladores da Multinacional BRINK´s



Com a entrega de mais seis unidades em dezembro de 2014 do seu Simulador de Treinamento Interativo chamado TIS, a empresa Cientistas, localizada em Campinas, SP, que teve seu projeto financiado pelo programa de Subvenção da FINEP, em 2006, e pelo programa PIPE da FAPESP Fase 1, em 2005, torna-se a principal fornecedora de uma das maiores empresas de segurança do mundo.

A Brink’s é a empresa líder mundial em logística de valores, com mais de 150 anos de experiência, possui presença em mais de 100 países com mais de 70 mil colaboradores ao redor do mundo. No Brasil, são responsáveis pela gestão de bilhões de reais.

Com uma equipe de oito mil profissionais e presente em cerca de dois mil municípios com clientes de diversos setores: de instituições financeiras ao varejo, passando por operadoras de telefonia, mineradoras, indústrias farmacêuticas e eletroeletrônicas entre muitos outros.

No total já são oito equipamentos distribuídos pelas bases que possui em todo o País. Para o Supervisor de treinamento operacional da Brink´s no Brasil, Marcelo Oliveira, a aquisição dos simuladores da empresa brasileira foi devida aos equipamentos serem robustos, de fácil transporte e manutenção. Marcelo já estava pesquisando o mercado nacional e internacional em busca de fornecedores fazia mais de dois anos.

A Brink´s no mundo já utiliza a tecnologia de simulação para treinamento operacional para baixar custos e melhorar a qualidade do treinamento. Principalmente na questão do tiro real, o funcionário vai melhor preparado e o treinamento em stand real se torna mais eficiente, se o mesmo for treinado antes de forma virtual nas próprias bases de operação da empresa.

Para os próximos dois anos estão previstas a aquisição de mais quatro equipamentos que juntamente com os oito equipamentos já adquiridos em 2014 vão circular por todas as bases presentes no território nacional atendendo por volta de 5 mil profissionais anualmente.

Marcelo destaca como benefícios diretos levantados pelo business case criado para analisar o retorno de investimento (ROI) da aquisição dos simuladores os seguintes aspectos:

- Economia com horas extras (valores ainda não informados);
- Menor tempo de utilização dos stands reais com melhor aproveitamento; Economia com munições, e,
- Economia com folgas trabalhadas, em virtude de menor tempo de treinamento houve a possibilidade de redução das horas extras aos domingos.

De forma geral, os custos foram reduzidos na ordem de 30% com a composição das atividades virtuais e reais em um única metodologia de treinamento.

A tecnologia do TIS gerou dois pedidos de patentes devido ao seu sistema inédito de reconhecimento de voz e de reconhecimento de movimentos do corpo do usuário. Trata-se da nova geração de simuladores de treinamento para área de segurança pública e privada.

Que se inicio faz 30 anos com os simuladores de tiros e agora está na fase dos simuladores de abordagens que utilizam como metodologia de treinamento o “uso progressivo da força”. Onde o tiro é o último recurso a ser empregado.