PM goiana adquire veículo blindado tático de última geração

Ricardo Fan
Correspondente DefesaNet


O Estado de Goiás adquiriu seu primeiro veículo blindado tático BearCat G3 para o recém criado Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Goiás (PMGO). Conforme Pregão Eletrônico nº 165/2014, publicado em setembro/2014. O valor do blindado tático fabricado pela empresa norte-americana Lenco que vai fornecer à Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) a viatura Bearcat G3, ficou na casa dos R$ 1.474.000,00. Com previsão de entrega para março/2015.

O Lenco BearCat G3 é um veículo moderno, principal instrumento nas unidades blindadas (APC) das SWATs (Special Weapons And Tactics) & SRT (Security Tactical Response), Polícias das Forças Armadas, Força Nacional e Forças de Segurança em geral nos EUA, Canadá, Austrália e Holanda.

Segundo a BioAmerica Defense, representante da Lenco no Brasil, o BearCat G3 também está em serviço em forças policiais de elite do Marrocos e da Jamaica, além de ser empregado pelo Exército, Corpo de Fuzileiros Navais e Força Aérea norte-americana em serviços de proteção e patrulha de perímetros militares.

O Lenco BearCat G3 é fabricado sobre o chassi do caminhão Ford F-550 Super Duty e pode ter duas opções de motor, sendo um V10 Triton a gasolina ou um diesel Cummins 6.7.

Fornece proteção blindada contra .50 (calibre),  os veículos BearCat já sofreram múltiplos ataques de poderosos rifles (alto calibre), fragmentos de morteiros (explosões) e até mesmo IEDs (Improvised Explosive Device – Artefatos Explosivos Improvisados) – provando sua eficácia e salvando vidas. Com um Chassis elevado – High Ground Clearance (uma maior distância ao solo) –  aumenta a performance off-road e em vias com pavimentação rudimentar, além de dar uma grande manobrabilidade/dirigibilidade ao veículo.

A Lenco também possibilita também a customização de lay-out do veículo e oferece conforto como ar condicionado a uma equipe tática de até 10 operadores fortemente equipados, e ainda, pode portar armas pesadas por meio de uma escotilha em seu teto, como metralhadoras 7,62 milímetros ou .50 (calibre) .

Com a aquisição, a PM goiana entra no seleto grupo de polícias militares que conta com uma unidade de operações especiais equipada com veículo blindado tático de última geração¹.

¹ Com Frederico Vitor /Jornal Opção

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter