04 de Setembro, 2014 - 01:00 ( Brasília )

Segurança

12º Seminário sobre Criminalidade e o SistemaPenal


12º SEMINÁRIO SOBRE A CRIMINALIDADE

 E O SISTEMA PENAL BRASILEIRO
09 & 10 DE SETEMBRO DE 2014  
 
Os índices de criminalidade e violência aumentam cada vez mais, atingindo patamares extremamente preocupantes. A insegurança tomou conta dos cidadãos, muitas vezes impedindo o seu direito de ir e vir, ataques ás UPPS e as polícias, traficantes infiltrados em manifestações, fechamento de ruas, tiroteios, assaltos com requintes de crueldade, destruição de bens públicos e privados, ônibus, viaturas policiais, veículos de passeio, empresas sendo incendiados se tornaram corriqueiros no Brasil.

Nem adianta clamar pela prisão dos criminosos, pois a superlotação de presos no sistema penitenciário brasileiro só tem gerado rebeliões, fugas e a expansão das facções criminosas. Na última década (2003/2012) houve um aumento de 78% no montante de encarcerados no país, em que nos aproxima ao número de mais de 600 mil presos,  em  que 87% são reincidentes.

Se não bastasse isso, as próprias polícias vêm sofrendo ataques e represálias, somados ainda a falta de efetivo, baixos salários, riscos de stress, gestão ineficiente, resultando numa profissão de alto risco e agora com ameaça de greves por todo o país.

Soma-se ainda, um Poder Judiciário e o Ministério público moroso, cada vez mais longe da sociedade, que pecam cada vez mais por falhas e arquivamentos sem a mínima explicação, resultando na concessão da liberdade provisória de muitos criminosos que já respondem por diversos crimes e depois não retornam.

Esta 12ª edição do Seminário Sobre a Criminalidade e o Sistema Penal Brasileiro, que será realizado nos dias 09 & 10 de setembro, no horário das 9h ás 19h, na Ordem dos Advogados do Brasil, não se destina somente ao debate, atualização e troca de informações. Mas principalmente ser uma grande reunião com a participação da sociedade como um todo e a respectiva cobrança das autoridades, resultando principalmente numa mudança de mentalidade e ações, pois as que vêm ocorrendo não têm obtido resultados muito eficientes e esperados.

Entre das algumas ações intercaladas que estarão ocorrendo, destaca-se a exposição do Disque Denuncia nos seus 19 anos de importantes serviços á segurança pública e a sociedade.

Contamos com o seu apoio e soma de forças, pois sem isso se torna muito mais difícil que mudanças ocorram eficazmente e que sejam duradouras. As noticias e imagens  divulgadas constantemente são bem claras e traduzem que ninguém está livre de ser a próxima vítima ou mais uma nas estatísticas.

Os contatos direcionados exclusivamente à imprensa poderão ser realizados através: (21)99718-5805 e ibdcbrasil@yahoo.com.br.

 
Atenciosamente,
 
Ubirajara Chagas Favilla
 
Coordenador do XII Seminário Sobre a Criminalidade e o Sistema Penal Brasileiro
Diretor do Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia – IBDC
 
 
 

CARTAZ DIGITAL 12º SEMINÁRIO CRIMINALIDADE.jpg