7 DE SETEMBRO – Segurança será maior

Apesar das manifestações que estão sendo organizadas nas redes sociais para o dia 7 de Setembro, o desfile cívico do Dia da Independência na capital federal seguirá o modelo dos anos anteriores, com escolas, bandas e grupamentos militares. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República. 
 
De acordo com a assessoria da Polícia Militar, o esquema de segurança e o efetivo utilizado durante o evento serão divulgados na próxima terça-feira. Contudo, segundo a assessoria da PM, está previsto um aumento no efetivo em relação aos anos anteriores, em virtude das manifestações que estão sendo marcadas por intermédio de redes sociais para o momento da parada militar. 
 
A programação deste ano prevê o início das atividades para as 9h. A apresentação dos cerca de 1.850 militares das Forças Armadas, dos carros de combate, blindados e aviões deve começar tão logo a presidenta Dilma Rousseff chegue ao palanque. Após o percurso de dois quilômetros, o desfile será encerrado por volta das 10h30, como nos anos anteriores. 
 
Esquadrilha 
 
O desfile não terá este ano a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em função da substituição dos aviões T-27 (Tucano) pelo A-29 (Super Tucano). Os pilotos que integram o Esquadrão de Demonstração Aérea estão em treinamento devido à troca do modelo de aeronave. A atração fará falta, pois é uma das mais apreciadas, principalmente pelas crianças, que se encantam com as acrobacias. 
 
Os gastos com a logística do evento, sob responsabilidade do Ministério da Defesa, foram estimados em R$ 890 mil. A estrutura montada para o desfile dispõe de 24 mil lugares nas arquibancadas, tablados especiais e tribunas, sistema de sonorização e telões, banheiros químicos e outros equipamentos de apoio. Também está prevista a instalação de pontos de distribuição de água e de postos de saúde e de atendimento a crianças e outras estruturas de serviços. 
 
Outros Eventos 
 
A programação da festa da Independência inclui um jogo amistoso entre as seleções do Brasil e da Austrália, às 16h, no Estádio Mané Garrincha. O Concerto da Independência, com a apresentação do cantor e compositor Toquinho e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional marcará o final das comemorações, às 18h30. 
 
Ensaio para a Esplanada dos Ministérios 
 
O trânsito na Esplanada dos Ministérios foi interrompido, na manhã de ontem, devido ao ensaio para o desfile do 7 de Setembro. Oficiais do Exército e representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) simularam a chegada ao local da presidenta da República, Dilma Rousseff, assim como a saída. 
 
O tradicional Rolls Royce presidencial, escoltado por 13 batedores, foi usado no ensaio. Uma funcionária da Presidência representou a presidenta Dilma. 
 
O trânsito na Esplanada foi desviado para vias adjacentes. Jipes, carros, motos e um tanque do Exército também foram usados na simulação. Representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal também estiveram na Esplanada para os ajustes da participação de estudantes da rede pública no desfile do próximo sábado. 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter