27 de Maio, 2011 - 11:48 ( Brasília )

Segurança

ESPANHA – Indignados e Polícia em Conflito

Quarenta e três pessoas resultaram feridas leves hoje em Barcelonadurante as operações de retirada pela policia dos jovens “indignados” que permaneciam concentrados na Central Plaza de Cataluña.

 
Barcelona (Espanha), 27 maio (EFE).- Quarenta e três pessoas resultaram feridas leves hoje em  Barcelonadurante as operações de retirada pela policia dos jovens “indignados” que permaneciam concentrados na Central Plaza de Cataluña.

As pessoas atendidas, entre os que se encontravam na Plaza, segundo um membro da Polícia autônoma catalã (Mossos d’Esquadra), apresentam em sua maioria contusões embora alguns com feridas abertas.

Os incidentes aconteceram após  os policiais se posicionarem na Plaza para facilitar que as brigadas municipais limpassem a área e retirassem objetos que pudessem ser considerados um perigo para a segurança segundo a Polícia.

As equipes de limpeza têm instruções também de retirar objetos suscetíveis de serem utilizados no  caso de que se produzam distúrbios neste sábado, pela final da Liga de Campões entre o FC Barcelona e o Manchester United.

Numerosos simpatizantes do movimento de protesto acudiram então à Plaza para tentar fechar as saídas do local.

Alguns dos jovens esvaziaram os pneus dos caminhões de limpeza para impedir que abandonassem a Plaza com os utensílios, que tinham sido retirados de “los indignados”. Neste momentos a Polícia avançou contra eles

Segundo as autoridades regionais, a operação policial, na qual ocorreram momentos de tensão e disputa entre os agentes e os jovens, tinha como único objetivo de “higienizar e limpar” o espaço público.