Rússia – Morre chefe do GRU, sistema de inteligência militar

 

DefesaNet
e Agências

Igor Korobov, chefe da Diretoria de Inteligência Militar da Rússia (GRU), morreu “depois de uma longa e séria doença”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa à agência de notícias RIA Novosti no dia 22 de novembro. Korobov tinha 62 anos. Ele serviu nas forças armadas soviéticas e russas desde 1973, juntando-se à inteligência militar da URSS em 1985 e se tornando o diretor de GRU da Rússia em 2016.

De acordo com um relatório de Sergey Kanev, publicado no Dossier Center em outubro, Korobov supostamente começou a se sentir mal após uma severa reprimenda do presidente Putin em meados de setembro, após a exposição de uma operação GRU aparentemente frustrada para assassinar Sergey Skripal em Salisbury, Inglaterra. Durante meses, repórteres investigativos reuniram provas que expunham a missão ilegal da agência em março de 2018. Na época, as fontes de Kanev especularam que Korobov poderia ser demitido antes do final do ano e substituído por GRU General Sergey Gizunov, um nativo de São Petersburgo. Também conhecido como "os olhos e ouvidos de Putin dentro da inteligência militar da Rússia".
 
Ministério da Defesa da Rússia

O predecessor de Korobov, Igor Sergun, morreu repentinamente em 3 de janeiro de 2016. Oficialmente, ele faleceu em sua casa nos arredores de Moscou depois de sofrer um ataque cardíaco. De acordo com a empresa de inteligência geopolítica americana  Stratfor , no entanto, Sergun morreu no dia de Ano Novo no Líbano.

Um oficial de inteligência de carreira que começou nos anos 80, Korobov se formou no “Conservatório” e passou a supervisionar a coleta de inteligência estratégica da Rússia, incluindo a gestão de todas as estações estrangeiras. Sua nomeação não foi surpresa: desde a década de 1990, o presidente  tradicionalmente  confiava o trabalho a tenentes que supervisionavam as estações estrangeiras da Rússia.

Autoridades americanas acrescentaram Korobov à sua lista de sanções em dezembro de 2016 por seus "esforços para minar a democracia", organizando ataques de hackers. No entanto, Korobov e os diretores do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia e do Serviço de Inteligência Estrangeira (SVR) fizeram uma viagem sem precedentes a Washington em fevereiro de 2018 para se reunir com membros da comunidade de inteligência dos EUA para discutir a guerra contra o terrorismo.

Vice-Almirante Igor Kostyukov recepciona Putin Shoigu e Geramisov no evento dos 100 anos do GRU

.
100 Anos do GRU
 

No dia 02 de Novembro presidente Vladimir Putin compareceu às cerimônias dos 100 anos do GRU, em evento na capital Moscou. O presidente foi recepcionado pelo Vice-Almirante Igor Kostyukov, do Estado-Maior Russo.

Ao fim do dia 22 NOV, presidente Putin confirmou o Vice-Almirante Igor Kostyukov no comando do GRU.


Matéria Relacionada

Vale a pena ler o discurso do Vladimir Putin na solenidade dos 100 anos do GRU
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter