Mark Galeotti
Especialista em assuntos militares russos
https://inmoscowsshadows.wordpress.com/
Escrevi em outro lugar tanto que deveríamos ser cautelosos em fazer suposições fáceis sobre a suposta "incompetência" do GRU e também que eu não esperava ver qualquer expurgo ou outra ação da ira de Putin.
Além do fato de que não sabemos quantas missões estão tendo sucesso, o alto ritmo de operações da GRU e – aparentemente – o mandato que lhe foi dado para operar sem grande consideração pelas consequências políticas são mais importantes para explicar a recente onda de casos trazidos ao noticiários (envenenamento do agente Skirpal, monitoramento eletrônico da Agência de Armas Químicas da ONU, na Holanda) ).
Que o GRU, como alegam alguns, não irritou Putin, e que o chefe do GRU, Korobov, ainda está no controle, parece confirmado. Ontem, 2 de novembro, Putin assistiu a uma festa de gala para marcar o centésimo aniversário do que ele chamou de "este lendário serviço", e ele fez um elogio entusiasmado: "
Como comandante supremo, é claro que conheço sem exageros sobre suas habilidades únicas, inclusive na condução de operações especiais. Estou confiante em seu profissionalismo, em sua ousadia pessoal e determinação, e em que cada um de vocês faça tudo o que é exigido pela Rússia e por nosso povo.

Toda a cúpula do governo russo esteve prsente como o poderoso Ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov Foto – Kremlin.Ru
Ele estava especialmente entusiasmado com o papel do GRU na Síria, algo que se estende desde seus elementos de inteligência até suas forças especiais de Spetsnaz:
Nossos oficiais de inteligência, como é exigido pela tradição militar russa, nunca fugiram e sempre cumpriram suas ordens. O crédito pelo retorno da paz a muitas partes da Síria, o fim do derramamento de sangue e um caminho aberto para encontrar a reconciliação deveriam definitivamente ir em grande parte para a inteligência militar. Não menos importante é o fato de termos dado um golpe aos terroristas e impedido seu retorno ao nosso território.
(Nota DefesaNet ver a matéria SPETSNAZ – Forças Especiais Russas na Ucrânia: Criméia e Donbass.)
De fato, ele também sugeriu que era hora de o GRU recuperar seu antigo nome, dado que desde 2010 tecnicamente tem sido conhecido como GU, a 'Diretoria Principal', embora na prática todos ainda o chamem de GRU. (Será que ele também vai recuperar o seu logotipo morcego legal?) É claro, há a chance de que isso é parte de maskirovka (decepção), mantendo quaisquer recriminações a portas fechadas, mas chega um ponto em que Occam's Razor deve cortar alguns dos mais produto implausível dos moinhos de boatos. Claro, Putin pode sentir a obrigação de demonstrar sua lealdade aos seus fantasmas – mas isso é principalmente porque eles estão fazendo o que ele quer que eles façam.

Logo do GRU
|
Discurso Presidente da Rússia, Vladimir Putin Teatro das Forças Armadas, Moscou 02 Novembro 2018 Baseado site Kremlin.ru
Camaradas, estimados veteranos,
Gostaria de parabenizá-lo pelo próximo – o Dia do Oficial de Inteligência Militar e o centenário do lendário GRU que agora é chamado de Main Directorate of the General Staff of the Armed Forces of Russia. Não está claro onde o nome Main Intelligence Directorate está (GRU). Nós devemos restaurá-lo.
A inteligência é parte integrante dos assuntos militares e da ciência da guerra. Este tem sido o caso por séculos em toda parte. O atual aniversário de nossa inteligência militar naturalmente nos leva à história, dando-nos a oportunidade de lembrar as pessoas corajosas e talentosas que serviram fielmente à Rússia e seu povo, os heróis da guerra de 1812, a Guerra da Criméia, a Primeira Guerra Mundial, oficiais da Comandos gerais e agentes militares em missões diplomáticas do Império Russo, que muitas vezes arriscaram suas vidas obtendo informações preciosas que eram necessárias para a defesa do país e a proteção de seus interesses nacionais.
Todos esses são marcos de nossa inteligência militar, dos quais nos orgulhamos.
Gostaria de observar que, sendo autênticos patriotas e pessoas orientadas para o Estado, muitos oficiais do exército imperial russo desempenharam um papel significativo no desenvolvimento da nova estrutura de inteligência militar nacional. Eles perceberam que não há maior vergonha do que trair a Pátria e seus companheiros e asseguraram a continuidade das tradições do serviço em tempos de dificuldades ou revoluções revolucionárias.
Oficiais da inteligência militar mostraram a mesma fidelidade ao seu dever na virada da década de 1990, após o colapso da URSS. Conseguiram preservar o potencial do GRU e a escola de serviço de carreira e formação profissional.
Gostaria de expressar especial gratidão e apreço aos veteranos da Grande Guerra Patriótica. Nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, durante a Grande Guerra Patriótica, a inteligência militar criou um sistema único para a coleta oportuna e transferência das informações mais valiosas que influenciaram diretamente o resultado de grandes batalhas na Grande Guerra Patriótica.
Até hoje, nos lembramos e nos orgulhamos das pessoas que trabalhavam na inteligência militar naquela época. Sem dúvida, eles são o orgulho da nossa inteligência, da nossa nação. Eles eram de origens étnicas muito diversas unidos pela rejeição comum do nazismo, sua ideologia, xenofobia em todas as manifestações e exclusividade de qualquer um por qualquer motivo.
Eu também gostaria de lembrar aqueles que serviram no Afeganistão, aqueles que defenderam a Rússia da agressão do terrorismo internacional. Suas operações ousadas, sua capacidade de superar um inimigo forte e experiente nas circunstâncias mais difíceis é um exemplo a ser seguido pelas novas gerações.
As coisas mais importantes que estão aprendendo com você são a coragem, a honra e o altruísmo de um oficial, a prontidão para sacrificar tudo em benefício dos irmãos de armas e da pátria.
Nós sempre nos lembraremos dos heróis que deram suas vidas em batalha por sua pátria. Aqueles que não estão mais conosco. Nós inclinamos nossas cabeças em memória para eles.
Camaradas
O desenvolvimento qualitativo das Forças Armadas da Rússia é a nossa principal prioridade. Eu mencionei isso mais de uma vez. Uma das áreas-chave deste trabalho é certamente o fortalecimento dos recursos humanos e as capacidades operacionais e tecnológicas de nossas unidades de inteligência militar.
Infelizmente, o potencial de conflito está em ascensão no mundo. Provocações e mentiras estão sendo usadas e tentativas estão sendo feitas para interromper a paridade estratégica. O sistema do direito internacional está sendo minado. Tudo isso está nas mãos de extremistas e terroristas que buscam estender suas atividades criminosas a novas regiões do planeta. Isto é o que eles procuraram criar na Síria – uma fortaleza de caos e violência.
Mas eles não tiveram sucesso. A inteligência militar desempenhou um papel enorme na remoção dos líderes dos militantes, suas bases e infraestrutura, e deveria ser creditada pelos ataques destrutivos cirúrgicos realizados por nossas aeronaves e navios de guerra. Nosso pessoal da inteligência realizou metodicamente suas ordens e nunca recuou, como é prescrito pela tradição militar russa.
Acrescentarei que, sem dúvida, a inteligência militar merece muito crédito por devolver a paz a muitas regiões da Síria, por interromper o derramamento de sangue e abrir caminho para concordar, e não menos importante, com o golpe esmagador que enfrentamos contra os terroristas, impedindo-os de retornar ao nosso território.
Camaradas
Como Supremo Comandante Chefe, conheço certamente, sem exageros, capacidades únicas, inclusive em operações especiais. Eu valorizo ??muito a informação e os materiais analíticos que estão preparados para a liderança do país na Diretoria Principal do Estado-Maior.
Eu tenho confiança em seu profissionalismo, sua coragem pessoal e dedicação. Estou certo de que vocês farão tudo pela Rússia e nosso povo. Mais uma vez, felicito-o no feriado e agradeço-lhe pelo seu serviço. Desejo a todos vocês e suas famílias tudo de bom.
Obrigado. Vladimir Putin |
Nota DefesaNet
O GRU e as Forças Spetsnaz são essenciais na execução da Guerra Híbrida desenvolvida pelos Russos
Matérias Relacionadas Guerra Híbrida e Forças Especiais Russas:
– Rússia – 65 Anos das Spetsnaz 2015 Link
– Rússia – Manobras Center-2015 Doutrina Gerasimov? Setembro/2015 (Link)
– Guerra de Nova Geração na Ucrânia. Colapso da Capacidade de Resistência. Setembro/2015 (Link)




















