ZAPAD2017 – Primeiros dias de manobra

 

Fotos e Vídeos 

Ministério da Defesa da Rússia

Rússia e Bielorrúsia iniciaram na quinta-feira (14SET2017) manobras militares em áreas fronteiriças com a União Europeia (UE), em meio a críticas da OTAN e de alguns Governos ocidentais que acusaram Moscou de mobilizar 100.000 soldados para os exercícios. Moscou e Minsk afirmam que as manobras, chamadas ZAPAD (“oeste”), têm um caráter apenas defensivo, com a participação de 12.700 militares, sendo 7.200 bielorrussos e 5.500 russos. A atividade “não está dirigida contra nenhum Estado nem conjunto de países”, disse nesta quinta-feira o Ministério de Defesa russo.

 “As manobras Zapad ocorre sob o mando dos chefes dos Estados-Maiores da Rússia e de Bieloerrússia e constituem a última etapa da instrução conjunta das forças armadas dos dois Estados”, diz um comunicado difundido pelos militares russos. O comandante do distrito militar ocidental da Rússia, Andrei Kartapolov, afirmou nesta quarta que o roteiro da simulação consiste em “fazer frente a grupos extremistas que penetraram no território da União Estatal (da Rússia e Bielorrúsia) para cometer atentados terroristas”

Mas o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, criticou há uma semana na Estônia a falta de transparência da Rússia e afirmou que a aliança militar ocidental acompanhará bem de perto as manobras conjuntas. Stoltenberg negou que os exercícios representem uma “ameaça iminente”, como advertiram os países bálticos e a Polônia, mas recordou que manobras similares aconteceram em 2008, antes da guerra na Ossétia do Sul, e em 2014, antes da anexação da Crimeia.

“Toda nação, incluindo a Rússia, tem o direito de exercitar suas forças. O problema é que eles não estão fazendo isso de uma maneira transparente, e já vimos anteriormente que a Rússia usou seus grandes exercícios militares para encobrir ou como precursor de agressivas ações militares contra seus vizinhos”, apontou.

Segundo o chamado Documento de Viena, só os exercícios com a participação de mais de 13.000 soldados devem ser abertos a observadores de outros países, mas vários países aliados consideram que um contingente muito maior está envolvido nos exercícios de Moscou e Minsk. “Acredito que estes sejam os maiores exercícios em quatro anos. Desta vez, 100.000 efetivos russos e bielorrussos estarão nas fronteiras da OTAN”, disse Michael Fallon, ministro da Defesa britânico.

Observar o sistema de ajuste de tiro adotado pelos russos na ZAPAD 2017. mesmo com o sistema GLONASS sabem que no campo de batalha moderno a interferência eletrônica tirará os sistemas de georeferenciamento do ar. 

A primeira etapa da ZAPAD 2017 foi lançada em 14 SET2017. A ZAPAD 2017 exercício estratégico conjunto (OESTE2017)" das Forças Armadas da Federação da Rússia e da Bielorrússia.

Em 16 de setembro de 2017, a primeira etapa do exercício estratégico conjunto "ZAPAD2017", que durou três dias, foi concluída.

Durante a segunda etapa, que acontece de 17 a 20 de setembro, nas áreas de manobras dos dois países, Rússia e da Bielorrússia, bem como no Mar Báltico com tropas (forças) do agrupamento regional, serão realizados exercícios práticos para a manobras de defesa, e ações ofensivas com o objetivo de derrotas o inimigo.

Os principais exercícios práticos de tropas (forças) dentro do exercício conjunto "ZAPAD2017" serão realizados no campo de treinamento "Luzhsky" (região de Leningrado), em 18 de setembro e no campo de treinamento "Borisovskiy" (República da Bielorrússia), em 20 de setembro deste ano.

Se tem a informação, que o presidente VladimirPutin comparecerá aos exercícios, do dia 18 de setembro.

Os principais objetivos do exercício são melhorar a interoperabilidade das equipes, em vários níveis, integrar as cadeias de comando e controle das tropas e armas, aprovar novos protocolos d eoperações, receber comandantes de todos Estados-Maiores e treiná-los em conflitos armados modernos.

"Tank is dead. Long live to Tank". Os Carros de Combate voltam ao cenário e planejamento militar.

A Força Aérea Russa empregando caças Sukhoi 27 / 30 / 34 e helicópteros Kamov.

 

Belas sequencias de lançamento de  tropas aerotransportadas.

s s

Coletânea de imagens pelo Ministério de Defesa da Rússia mostrando

várias sequências de ação. São 10 minutos de emoção. 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter