COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Terrestre

22 de Maio, 2017 - 11:00 ( Brasília )

Bumerang: A nova família de blindados sobre rodas do exército Russo



Cap RIGO - CI Bld


BUMERANG é uma família de blindados russos sobre rodas, 8x8, que irá substituir a Viatura Blindada Anfíbia de Transporte de Pessoal BTR-80. O chassi do BUMERANG é chamado de VPK-7829, sendo lançado inicialmente nas versões da Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBCFuz) K-17 e da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) K-16.

A blindagem do BUMERANG é toda em aço fundido, com possibilidade de aplicação de uma camada de blindagem adicional. O chassi foi desenvolvido com a capacidade de receber suspensão tipo MacPherson ou suspensão hidropneumática com regulagem de altura variável.

Na VBTP, o compartimento da tropa fica na retaguarda da viatura. A sua capacidade de transporte é para oito fuzileiros. Os bancos não são presos no chão e contém cinto de segurança com cinco pontos, o que dá ao blindado a capacidade de atenuar uma possível explosão causada por minas terrestres ou dispositivos explosivos improvisados (IED). Possui, ainda, uma rampa que abre rapidamente à retaguarda da viatura, propiciando um eficiente desembarque da tropa.



A versão K-17 possui uma torre remotamente controlada idêntica a da VBCFuz T-15. Essa torre, chamada de Epoch Almaty, possui um canhão 30mm 2A42, com 500 tiros para uso imediato e uma metralhadora coaxial PKTM 7,62mm, com capacidade para realização imediata de 2000 disparos.

Além disso, dois lançadores de míssil guiados por laser Kornet-EM são instalados, um a cada lado da torre. Um dos lançadores contém míssil com ogiva termobárica com sensores de proximidade do alvo e impacto.

O outro lançador contém míssil com ogiva alto-explosiva anticarro (HEAT). O K-17 tem um peso bruto aproximado de 25 ton, um motor com 750 hp e transmissão automática, o que proporciona ao carro uma velocidade máxima de 100 Km/h e uma relação peso potência de 30hp/ton.



A viatura ainda pode contar com o sistema Afganit de proteção ativa, muito parecido com o que está sendo instalado na Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBCCC) T-14 Armata e na VBCFuz T-15.

As outras possíveis versões da família BUMERANG são: Viatura Blindada Socorro; Viatura Blindada Ambulância; Viatura Blindada de Comando, Controle e Comunicações; Viatura de Guerra Eletrônica; Viatura de Apoio de Fogo; Viatura de Reconhecimento; e Viaturas Especiais de Comando (para artilharia, aviação e defesa antiaérea); e uma Viatura Leve de Reconhecimento.

No momento, estão sendo realizados testes em um primeiro lote de seis viaturas e espera-se que a produção em escala industrial inicie em breve.


Fonte: Jane's Defense Weekly. More details of Russia's Bumerang emerge. 15 March 17. Vol 54. Issue 11, pág 15.

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


LAAD 2019

LAAD 2019

Última atualização 22 MAR, 11:50

MAIS LIDAS

Russia Docs