“Estado Islâmico” teria destruído helicópteros russos na Síria

Imagens de satélite mostram grandes danos em uma base aérea na Síria usada por militares russos que foi atacada pelo grupo extremista "Estado Islâmico" (EI), divulgou nesta terça-feira (24/05) a agência de inteligência americana Stratfor.

As imagens, feitas nos dias 14 e 17 de maio, revelam danos na base aérea em Tiyas, no centro do país. As fotografias sugerem ainda que quatro helicópteros e 20 caminhões teriam sidos destruídos pelo fogo que atingiu o local.

"A base aérea T4 foi gravemente danificada por um ataque de artilharia realizado pelo 'Estado Islâmico'. Particularmente, quatro helicópteros russos de guerra MI-24 parecem ter sido destruídos", afirmou a Stratfor.

Os jihadistas reivindicaram a autoria do ataque à base ocorrido em meados de maio. O aeroporto militar fica um ponto estratégico da província de Homs. Do local, partiram aeronaves que participaram da missão de recuperação de Palmira.

Rússia nega destruição

Após a divulgação das imagens, a Rússia negou que equipamentos militares foram danificados no ataque do "Estado Islâmico". O porta-voz do Ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov, disse que todos os helicópteros estacionados na Síria "estão sendo utilizados em missões para destruir os terroristas".

Sobre as imagens de satélite divulgadas pela agência americana, Konashenkov alegou que os danos não são recentes, mas foram causados por meses de confrontos entre forças de segurança do governo sírio e milícias extremistas.

Fonte fotos: Stratfor

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter