COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Geopolítica

06 de Abril, 2016 - 10:55 ( Brasília )

MANPADS VERBA – Evolução do IGLA-S chega ao Mercado

A empresa estatal russa Rosoboronexport inicou o marketing do novo MANPADS VERBA a nível mundial

Texto em inglês

MANPADS VERBA – IGLA-S evolution reach market Link

O editor



A Rosoboronexport, uma subsidiária da ROSTEC State Corporation, iniciou a promoção ativa de marketing internacional para o novo MANPADS (man-portable air defence missile system) desenvolvido na Rússsia  o “VERBA” projetado e produzido pela empresa KBM Scientific Production Concern, uma subsidiária da JSC High Precision Systems Scientific Production Association.
 
O MANPADS VERBA está sendo fornecido às unidades operacionais do Exército da Federação Russa.
.
“Tradicionamnete a Rússia está colocada como um dos líderes no fornecimento de sistemas “air defence weapons including man-portable missile systems” (MANPADS). Nós estamos confiantes que o MANPADS VERBA atrairão a atenção dos militares da índia dos nossos parceiros no Sudeste Asiático e em outras regiões. É o melhor sistema de em sua classe oferecido no mercado internacional, incorporando  a  combinação das características técnicas e performance pelas suas soluções de engenharia adotadas. Deve ser mencionado que o a demanda do MANPADS IGLA-S, que é predecessor do VERBA, deverá permanecer em produção já que atende aos requisitos das Forças Armadas de muitos exércitos", - afirmou Sergei Goreslavsky, Vice-Presidente  da  Rosoboronexport.
 
A capacidade de defesa Antiaérea do MANPADS VERBA foi significativamente aperfeiçoada pela introdução por uma visor Óptico sensível de três faixas no míssil 9M336 míssil assim como novos instrumentos e uma única cabeça explosiva especial combinando sensores de contato / proximidade e aumento do peso da carga explosiva.
 
Estes aperfeiçoamento garantiram os seguintes aperfeiçoamentos e melhoria de capacidades:

- Aumento de capacidade de engajar alvos de pequenas dimensões com baixa assinatura térmica, como exemplo mísseis de cruzeiro e veículos aéreos não-tripulados (VANTS);
- Aumento da capacidade de operar em ambientes de jamming com artefatos de alta-potência pirotécnica;
 - Aumento da eficiência contra aeronaves modernas e armas de ataque de última geração pela cabeça explosiva de maior capacidade sistema de guiagem com maior precisão..

 
O baixo peso e funções altamente automatizadas do MANPADS VADER permitem ao operador engajar alvos aéreos dentro do seguinte envelope de voo:

- altitude - 10 m a 3,500 m;
- Alcance - 500 m a 6,000 m;
- Velocidade – até 400 m/s (aproximação), ou até 320 m/s (receding);
- Manobrabilidade - até +8 g.
 

O sistema de visão noturno orgânico 1PN97N Maugli-2M permite engajar alvos bem além do envelope de destruição.
 
O MANPADS VERBA pode ser montado em várias plataformas: terrestres, navais e aéreas.
 
O emprego conjunto com dos mísseis MANPADS VERBA 9M336, combat control set of equipment and launch modules makes it possible to build on their basis light-weight mobile close-in air defence missile systems, or to include these assets into existing air defence missile and artillery systems. Optional deployment of the
 
No Brasil

O Brasil adquiriu dois tipos de MANPADS russos, os mísseis 9K33 Igla (SA-18 Grouse) e 9K338 Igla-S. O primeiro recebido nos anos 90 e o IGLA-S recebido nos anos 2000 sendo o último lote recebido no início de 2016.

São empregados pelas unidades de Artilharia Antiaérea (AAAe) do Exército Brasileiro e o os Grupos de Artilharia Antiaérea de Autodefesa que formam o Núcleo de Brigada de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (NuBAAAD), sediado em Brasília.

As primeiras unidades recebidas padrão 9K33 foram ou empregadas em exercícios ou sofreram um processo de revitalização. O míssil pode ser estocado por um período de 10 anos, se for realizado em condições ideais de temperatura e umidade.

Após este período é necessário trocar as baterias internas e em alguns casos a carga explosiva ou percursores.
 
O MANPADS VERBA tem características de envelope de engajamento similar ao IGLA-S a grande vantagem é a otimização para atacar alvos de pequenas dimensões e baixa assinatura térmica, caso específico de VANTS.

 

 

 

 

  

  

 

 

  

  

 

 

  

  

 

 

  

  

 

 

  

  

 
Comparativo performance IGLA-S x VERBA
  IGLA – S
9K338
VERBA
9M336
Altitude 10 – 3.500 m 10 – 3.500 m
Alcance 500 – 6.000 m 500 – 6.000 m
Velocidade 400 m/s 400 m/s Aproximação
     
 
 
 
 
 
 
 

 







Matérias Relacionadas

Defesa Antiaérea da FAB 2014 DefesaNet Link

Brasil recebe da Rússia sistemas portáteis de defesa antiaérea Igla-S DefesaNet Link

EB confirma bases para distribuição dos mísseis Igla-S DefesaNet Link