Rosoboronexport oferece Centro de Serviço Móvel para Manutenção Técnica de Helicópteros

A holding Rosoboronexport, pertencente ao conglomerado Rostec, corporação estatal da Federação da Rússia que desenvolve, fabrica e exporta produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar, está disposta a fornecer ao Peru um centro de serviços móvel para a manutenção técnica e de alta qualidade de helicópteros do tipo Mi-8/17, entre eles o modelo Mi-171Sh, cuja entrega ao governo peruano foi finalizada em dezembro de 2015.

“A aquisição dos referidos helicópteros foi realizada pelo governo do Peru conforme a lei. As aeronaves estão operacionais e contam com equipamentos de última tecnologia necessários para cumprir suas missões da maneira mais eficaz”, destaca Jakke Valakivi Álvarez, ministro da Defesa do Peru, em carta dirigida aos meios de comunicação do país sul-americano. A afirmação foi feita após a mídia do país difundir informação falsa que questionava a qualidade dos helicópteros russos.

De acordo com o convênio offset estabelecido em contrato, também será construído em território peruano um centro de manutenção técnica fixo. Até o momento, ambas as partes envolvidas na negociação estão trabalhando para concretizar o projeto. Ao mesmo tempo, com o objetivo de manter o melhor rendimento das aeronaves, a Rosoboronexport se propôs fornecer um conceito alternativo para manutenção dos helicópteros: os centros de serviços móveis que, por sua vez, podem ser utilizados nas regiões mais remotas e de difícil acesso, permitindo também economizar recursos.

“Todos os helicópteros Mi-171Sh fornecidos pela Rosoboronexport são operados ativamente pelo Exército do Peru, sendo utilizados com êxito nas operações contra terroristas e narcotraficantes. Os militares peruanos estão muito satisfeitos com a grande versatilidade tática e técnica destas aeronaves, e estão manifestando sua opinião em diferentes níveis, tanto diante dos especialistas russos assim como os representantes da imprensa peruana e internacional”, afirma Anatoli Isáikin, diretor-geral da Rosoboronexport.

“Ambas as partes estão interessadas no melhor aproveitamento das aeronaves e, por esta razão, que a Rosoboronexport ofereceu o centro de serviços móvel para manutenção dos helicópteros. A proposta é feita para suprir as necessidades de reparos até o fim do período de construção do centro de manutenção fixo. Isso irá garantir que as aeronaves se mantenham operacionais de forma interrupta”, acrescenta.

É importante destacar que tanto o produtor dos helicópteros como do centro de serviço móvel é a holding Helicópteros da Rússia (Russian Helicopters, em inglês) e que também integra a corporação Rostec.

Detalhes

O novo centro de manutenção móvel foi criado para realização de reparos técnicos operacionais e periódicos para as aeronaves da série Mi-8/17, inclusive em locais de difícil deslocamento de helicópteros. Sua existência permite elevar a eficácia das aeronaves e a preparação das mesmas para combate.

O fornecimento inclui dois hangares pneumáticos para estacionar os helicópteros durante o período de manutenção, assim como um complexo de laboratórios modulares para realizar o controle e inspeção regular dos equipamentos. Na lista está incluída a instalação de módulos domésticos para aproximadamente 30 pessoas, incluindo tripulação de voo, técnicos e engenheiros.

O centro também está composto por um hangar de rápida instalação e equipado com sistemas técnicos completos. As dimensões do complexo se adaptam aos helicópteros dos tipos Mi-8/17, Mi-28N e Mi-35M. O tempo estimado de montagem é de aproximadamente 4 horas.

Os helicópteros russos operam com êxito em muitos países da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, México, Peru e Venezuela. A Rosoboronexport planeja ampliar a geografia de fornecimento de aeronaves russas em toda a região, além de desenvolver um sistema eficaz para o serviço de manutenção e pós-venda.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter