COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Defesa

05 de Janeiro, 2016 - 09:00 ( Brasília )

Marca do conglomerado russo ROSTEC está avaliada em mais de US$ 420 milhões

Criada em 2012, logomarca da companhia é considerada uma das 15 mais caras da Rússia

A logomarca da Rostec, corporação estatal da Federação da Rússia que desenvolve, fabrica e exporta produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar, está avaliada em 31,2 bilhões de rublos (US$ 422,7 milhões).A avaliação foi feita pela consultoria suíça Assessa que, por sua vez, utilizou procedimentos de auditoria reconhecidos pelas principais agências de branding no mundo. Com o resultado, a logomarca da Rostec, criada em 2012, se torna uma das 15 mais valorizadas da Rússia, principalmente ao lado de empresas como a petrolífera Rosneft e a operadora Rostelecom.

A Rostec foi a primeira corporação estatal da Rússia a utilizar todo o potencial das modernas tecnologias de comunicação. A transição para um regime de transparência informativa permitiu que a corporação gerasse uma imagem completamente nova.

“O preço da marca demonstra a estratégia assertiva adotada pela Rostec. O alto valor – obtido poucos anos após sua criação – evidenciam a adaptação da corporação às exigências do mercado”, afirma Sergey Chémezov, CEO da Rostec.

“O nível alcançado representa também o potencial de desenvolvimento da companhia que poderemos aproveitar para ampliar a capitalização da empresa, atraindo novos sócios e parceiros, além de continuar a desenvolver nossa estratégia”, completa.

De acordo com a auditoria realizada pela Assessa, a marca Rostec está associada, em nível mundial, a palavras como “inovação”, “eficácia”, “renome” e também “confiança”.

“A Rostec investiu 45 milhões de rublos na mudança de marca em 2012 e, em apenas três anos, viu o valor da marca multiplicar por 700 os gastos destinados a sua criação”, revelou Vasili Brovkó, diretor de comunicações e estudos estratégicos da Rostec.

A nova marca do conglomerado estatal russo foi desenvolvida por especialistas do Centro de Comunicações Estratégicas da Apostol, maior agência de comunicação da Rússia. Entre 2013 e 2015, outras holdings da Rostec seguiram o mesmo caminho ao adotar novas logomarcas que podem ser facilmente reconhecidas ao redor do mundo. São elas: KRET, Shvabe, Technodinamika e Kaláshnikov.
 
A Rostec

A Corporação Rostec foi fundada em 2007 para apoiar a pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a exportação de produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar. É um conglomerado estatal da Federação da Rússia que detém aproximadamente 700 empresas, incluindo nove holdings que formam o complexo militar-industrial e cinco grupos empresariais que atuam na indústria civil.

Conta ainda com o controle direto de 22 companhias e marcas de renome mundial em seu portfólio, como a AVTOVAZ, KAMAZ, Helicópteros da Rússia e VSMPO-AVISMA, entre outras. A companhia está presente em 60 entidades constituintes da Rússia e exporta sua produção para mais de 70 nações. A receita da Rostec em 2014 foi superior a 964,5 bilhões de rublos.