Caças russos SU-34 voam com mísseis de combate aéreo na Síria pela primeira vez

Caças russos Su-34 voaram nesta segunda-feira na Síria pela primeira vez com mísseis de combate aéreo para autodefesa, disse uma autoridade da Força Aérea russa a agências de notícias russas, menos de uma semana após um F-16 turco derrubar um caça russo.

Segundo Igor Klimov, os mísseis de combate aéreo conseguem atingir alvos em uma distância de até 60 quilômetros.

Rússia intensifica ataques contra Estado Islâmico na Síria, diz Casa Branca

A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira ter notado "alguma intensificação" dos ataques aéreos russos contra o Estado Islâmico na Síria durante as últimas semanas.

O vice-conselheiro de Segurança Nacional, Ben Rhodes, disse a jornalistas que a Rússia já tinha alvejado, embora raramente, o Estado Islâmico em sua campanha na Síria.

Mapas de ataques aéreos russos preparados pelo governo britânico e vistos pela Reuters mostram que, pelo menos até uma semana atrás, houve pouca mudança na prática russa de alvejar áreas que não são do Estado Islâmico na Síria com seus ataques aéreos.

A grande maioria dos ataques aéreos russos alvejou áreas disputadas pelos rebeldes apoiados pelos Estados Unidos que lutam contra o presidente sírio, Bashar Assad, enquanto que relativamente poucos atingiram territórios do Estado Islâmico em Raqqah, Dayr az Zawr e leste de Aleppo, de acordo com os mapas.

Putin e Obama conversam em Paris sobre avião abatido na Turquia, diz Kremlin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversaram por cerca de 30 minutos em Paris, onde ocorre uma cúpula da ONU para tratar do aquecimento global, e falaram sobre as crises na Síria e na Ucrânia, de acordo com um porta-voz do Kremlin.

O porta-voz Dmitry Peskov disse a repórteres que Obama lamentou, durante o encontro, o fato de um avião militar russo ter sido derrubado por caças turcos, e que ambos os lados falaram favoravelmente sobre a busca por uma solução política para a crise síria.

Sobre a Ucrânia, os dois líderes notaram a necessidade de implementação total do acordo de paz assinado em Minsk.

Presidente russo diz que petróleo do Estado Islâmico passa pela Turquia

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira que a Rússia recebeu mais informações mostrando que o petróleo do Estado Islâmico está passando pela Turquia e que a derrubada de um avião russo pelos turcos foi ditada pelo desejo de defender esse abastecimento.

Putin afirmou em uma conferência global do clima em Paris que a derrubada do avião foi um "enorme erro" e que ele não se encontrou com o presidente turco, Tayyip Erdogan, na França nesta segunda-feira.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter