MD da Rússia recebe primeiro helicoptero ártico modelo Mi-8MATSh-VA

A Fábrica de Aeronaves de Ulan-Ude, pertencente à holding Helicópteros da Rússia – que integra a Rostec, corporação estatal da Federação da Rússia que desenvolve, fabrica e exporta produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar – realizou a entrega oficial do primeiro helicóptero do modelo Mi-8AMTSh-VA ao Ministério de Defesa da Rússia.

A aeronave será utilizada pelas forças armadas e operações especiais do país que atuam na região do Ártico, onde as temperaturas são inferiores a 40ºC. Uma característica importante deste modelo é o uso dos tanques de combustíveis adicionais, o que permite ao helicóptero alcançar voos superiores a 1.300 km. O desenvolvimento do Mi-8AMTSh-VA teve como base o modelo Mi-8AMTSh-V, aeronave anteriormente já fornecida ao Ministério de Defesa da Rússia.

A nova aeronave inclui a instalação de vários dispositivos que permitem a operação do helicóptero em diferentes situações, incluindo voos em baixas temperaturas ou em locais com pouca visibilidade, com falta de sinal de satélite ou sem comunicação. O Mi-8AMTSh-VA ainda permite viagens de longa distância entre as bases de operação.

“A experiência técnica-científica obtida durante a construção do Mi-8AMTSh-VA e a realização de testes de operação no extremo norte da Rússia serão também utilizadas no desenvolvimento da versão comercial do helicóptero ártico”, declarou Alexánder Mijéev, diretor-geral da holding Helicópteros da Rússia. “Esta versão será necessária para a criação de uma infraestrutura de transporte nas regiões localizadas no norte da Rússia, além de atender aos projetos das companhias do setor de petróleo”, acrescenta o executivo.

O contrato para aquisição das aeronaves foi efetivado pelo Ministério de Defesa da Rússia em fevereiro de 2015. Atualmente, além da instituição, outras estruturas e entidades da Federação da Rússia manifestaram interesse no novo modelo de helicóptero.

Detalhes do Modelo Mi-8MATSh-VA:

A aeronave está equipada com potentes motores VK-2500-03 fabricados pela companhia Klímov S.A.. A maior capacidade da unidade elétrica de potência TA-14 permite a carga automática dos dispositivos dentro da aeronave.

O sistema de calefação das cabines da tripulação e de carga, a melhora no isolamento térmico, o aquecimento integrado da unidade de potência e do sistema de transmissão e o uso de tubos de teflon em sistemas hidráulicos e de combustível permitem, juntos, que a aeronave opere em baixas temperaturas.

O Mi-8AMTSh-VA está equipado com tampas especiais que aumentam a eficácia do sistema de aquecimento em temperaturas inferiores a -40°?. O piloto automático apresenta melhorias na eficiência de pilotagem e precisão de navegação do helicóptero em baixa visibilidade e em noites polares. Além disso, a aeronave está equipada com vários sistemas de navegação: duplo sinal de satélite, sistema de navegação digital (que inclui gerador de mapas) e um sistema de inércia de navegação – que permite determinar as coordenadas de localização atual, principalmente quando falta comunicação.

O controle meteorológico instalado no helicóptero detecta as informações de ameaça tanto na zona vertical como horizontal, realizando uma varredura da superfície terrestre e identificando de forma mais eficaz os objetivos em terra e em linha costeira.

O Mi-8AMTSh-VA conta também com sistema de monitoramento aéreo que permite controlar a localização de outras aeronaves em condições de baixa visibilidade, além de um rádio goniômetro que opera em todas as frequências de emergência, permitindo a busca de pessoas e equipes.

Para assegurar a operação da aeronave, incluindo durante as noites polares, o Mi-8AMTSh-VA adapta o sistema para visão noturna. Com o objetivo de elevar a segurança da tripulação e dos passageiros por um grande período, o helicóptero conta também com dispositivos especiais, incluindo sistema de aquecimento de comida e bebidas.

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