Rússia não vai travar guerra com a Turquia após derrubar jato, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quarta-feira que a Rússia não pretende travar guerra contra a Turquia após sua força aérea abater um jato russo perto da fronteira turca com a da Síria.

Lavrov também disse que a Rússia vê a derrubada do jato como um ato premeditado e que Moscou vai "reconsiderar seriamente" suas relações com Ancara.

Ministros das Relações Exteriores da Rússia e Turquia concordam em se reunir em breve

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, conversou com sua contraparte russa, Sergei Lavrov, ao telefone nesta quarta-feira e eles concordaram em se reunir nos próximos dias, disse um porta-voz do ministério turco, um dia após a Turquia abater um jato russo.

"Na conversa deles, um acordo foi alcançado para compartilhar detalhes sobre a questão através de canais diplomáticos e militares", disse o porta-voz Tanju Bilgic em um comunicado por e-mail.

Erdogan diz não querer agravamento de conflito após derrubada de avião russo

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira que o país não quer qualquer agravamento após ter derrubado um avião militar russo, dizendo que a ação foi simplesmente de defesa da própria segurança e dos "direitos dos nossos irmãos" na Síria.

Falando durante evento de empresários em Istambul, Erdogan disse que a aeronave foi atingida enquanto estava em espaço aéreo turco, mas caiu na Síria, embora partes do avião tenham caído na Turquia e ferido dois cidadãos turcos.

"Não temos intenções de agravar este incidente. Estamos somente defendendo nossa própria segurança e os direitos dos nossos irmãos", disse Erdogan, acrescentando que a política turca na Síria não iria sofrer alterações.

"Iremos continuar nossos esforços humanitários em ambos lados da fronteira (com a Síria). Estamos determinados a tomar todas as medidas necessárias para prevenir uma nova onda de imigração", acrescentou.

A derrubada do avião de guerra russo próximo a fronteira da Síria na terça-feira foi uma dos confrontos conhecidos mais sérios entre um país membro da Otan e a Rússia em meio século.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o avião foi atacado quando estava a um quilômetro dentro da Síria e alertado sobre "consequências sérias", as quais chamou de uma facada nas costas administrada por "cúmplices de terroristas".

Merkel diz que derrubada de avião russo complica solução para Síria

"A situação foi agravada pela derrubada de um avião russo pela Turquia", disse Merkel em discurso na câmara baixa do Parlamento, em referência à situação na Síria. "Precisamos fazer de tudo para evitar uma agravamento".

"É claro que todo país tem o direito de defender seu território, mas, sabemos o quão tensa a situação está na Síria e nos arredores. Falei ontem com o premiê turco e lhe pedi para fazer tudo para desagravar a situação", acrescentou.

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter