COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Geopolítica

21 de Setembro, 2015 - 09:00 ( Brasília )

Rússia – Manobras Center-2015 Doutrina Gerasimov?

O Ministério da Defesa da Rússia realizou nos dias 14 a 20 de Setembro a Monobra Center-2015. A maior em várias décadas envolveu 95.000 militares e diversos ambientes operacionais



English version

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet
Fotos Ministério da Defesa da Rússia


Após a surpresa de notificação de inspeções não anunciadas de instalações e unidades militares e a posterior ordenação,  no dia 07 Setembro, de uma grande mobilização na Região Central da Rússia, as Manobras Center 2015.

As ações da administração político-militar da Federação Russa serviram para deixar em alerta todas as Forças Militares da OTAN e países do Báltico. E uma corrida dos órgãos de inteligência em analisar o desdobramento da mesma.

As manobras iniciadas dia 14 Setembro duraram até o dia 20, tendo o seu ápice no Sábado (19SET15), quando com a presença de Vladimir Putin, e diversos membros da administração russa, cerca de 40 adidos e observadores estrangeiros presenciaram, no campo de Dongusky, o encerramento da manobra.

As manobras foram notáveis e de muita importância, com uma série de novidades para análise. A maior delas era o condutor da Center 2015, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Federação da Rússia, e Vice-ministro da Defesa,  o General-de-Exército ValeryGerasimov.

Ao apresentar os delineamentos de uma nova Estratégia Militar Russa, em artigo de 2013, onde o General Gerasimov expôs muitos conceitos, que estavam e estão em curso na Ucrânia e o seu potencial emprego futuro.  A partir daí Gerasimov atraiu a atenção de especialistas ocidentais. (Nota - DefesaNet publicará um artigo especial do Pesquisador Dr Frederico Aranha sobre o trabalho de Gerasimov).     

A Manobra Center-2015

A Manobra Center-2015 reuniu um número extraordinário de meios, e foi o ápice da modernização militar das Forças Armadas Russas iniciada em 2008.

O número de soldados, marinheiros,  aviadores e forças de segurança envolvidos atingiu 95.000 militares e 7.000 equipamentos militares (blindados e artilharia), incluindo 170 aeronaves e 20 navios, etc.

 Os exercícios foram realizados em cerca de 20 Campos de Treinamento na região Central da Rússia e incluiu unidades navais do Mar Cáspio e unidades aéreas estratégicas do Extremo Oriente. Algumas unidades moveram-se mais de 5 mil quilômetros em curto espaço de tempo desde o alerta. Unidades aéreas deslocadas para os Distritos Militares Centrais voaram mais de 6.000 km.

O Exercício concentrou nos Distritos Militares da Região Central, a Flotilha do Mar Cáspio, Tropas blindadas Motorizadas, Aerotransportadas, Aviações de transporte, táticas e estratégicas, unidades do Ministério do Interior, Ministério de Emergência, do Serviço Secreto (FSB), Serviço Federal de Guardas (Fronteira) e Unidades Federais do Controle de Drogas da Federação da Rússia, assim como unidades militares do Cazaquistão. Dentro da Doutrina Militar Brasileira um típica Operação de Amplo Espectro e Interagências.

 Em uma rara ação, impensável nos tempos da União Soviética, o Ministério da Defesa da Rússia liberou uma série de informações sobre o andamento da Manobra Center-2015.

O Cenário Estratégico da Manobra Center-2015 era:

O emprego de várias Forças Interagências que executarão  missões com o objetivo de liquidar grupos armados ilegais. As ações caracterizaram-se desde missões típicas de Forças Especiais Contrainsurgência, unidades blindadas e artilharia,  ao ataque aéreo com mísseis de cruzeiro ou o emprego de bombardeiros em missão de supressão para liquidar o inimigo e recuperar as áreas ocupadas.


Foram empregados equipamentos com tecnologia no Estado da Arte da indústria russa, como Vants, mísseis de cruzeiro, blindados, artilharia, armas automáticas.

Após a apresentação final da Manobra Centro-2015, o Presidente Vladimir Putin reuniu os membros da Comissão Militar Industrial para reforçar os esforços na substituição de importações e procurar a estabilidade do setor industrial de defesa.(Ver Nota DefesaNet)

Apresentamos uma bela sequência de fotografias, dos vários centros onde foram realizadas e a apresentação final, que possibilitam analisar a complexidade da Manobra Center-2015.

 
Notas DefesaNet

O discurso do Presidente Vladimir Putin após o último evento da Manobra Center-2015. Texto em inglês liberado pelo Kremlin.

Center-2015 - Meeting Military Industrial Comission Link

Importante leitura:

Guerra de Nova Geração na Ucrânia. Colapso da Capacidade de Resistência. Guerra Híbrida Link

O Editor