Rafale – Vendas alcançam 276 aeronaves. Catar adquire +12

O presidente francês, Emmanuel Macron, chegou nesta manhã de quinta-feira no Catar e vários contratos foram anunciados nesta ocasião, na presença do Emir do Catar Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani. O primeiro e principal acordo diz respeito a um segundo lote de 12 caças Rafale avaliado em € 1,1 bilhão e coloca uma opção para outros 36.

 

A Dassault Aviation planeja entregar o primeiro Rafale no Catar no final de 2018 ou início de 2019. O avião encomendado é a versão Rafale F3R – o padrão da Força Aérea Francesa – com várias opções específicas.

 

“Este novo acordo foi construído sobre o relacionamento privilegiado que existe entre os dois países e sobre a determinação compartilhada pelo Ministério da Defesa do Catar e da Dassault Aviation de ir mais longe”, disse Éric Trappier, CEO da Dassault Aviation . O fabricante da aeronave e os seus parceiros “agradecem às autoridades do Catar por darem-lhes a oportunidade de reforçar a sua cooperação reiterando a sua confiança nas qualidades do Rafale e expressando a sua satisfação pela boa execução do contrato principal”, disse a Dassault Aviation em um comunicado.

 

O Catar havia feito uma encomendado em 2015 para 24 aviões de combate Rafale, avaliados em quase 6,3 bilhões de euros. Como o Kuwait, o pequeno Emirado está modernizando sua frota,

tendo o cuidado de diversificar seus fornecedores. Se as novas 36 opções forem exercidas, o Catar terá uma frota de 72 aeronaves Rafale.

 

O Catar é um fiel cliente da fabricante francesa ao qual adquiriu ao longo dos anos, Mirage F1, Alpha Jet e Mirage 2000. A Força Aérea do catar atualmente possui 12 caças Mirage 2000-5, entregues na década de 1990, que participaram de operações na Líbia junto à França, como parte da coalizão internacional em 2011. O novo contrato também fortalece a parceria estratégica entre Paris e Doha, criada no âmbito do acordo  intergovernamental de Cooperação Bilateral assinada em maio de 2015.

 

Outros contratos incluíram a venda da 50 Airbus A321 representando um contrato de 5,5 bilhões de euros, afirmou o Palácio Elysee. O contrato de operação e manutenção do metrô de Doha e do trem elétrico de Lusail chega a três bilhões de euros, disse Guillaume Pepy, presidente do conselho da SNCF.

 

Clientes Rafale

França

   180 sendo já 149 entregues

Catar

    24 + 12 Opção para mais 36

Índia 

36  Em  negociação um novo lote 36

Egito

24 Dependendo financiamento poderá ter novo lote

Aeronaves Rafale vendas firme 276 (07DEZ2017).

Em negociação Malásia, Bélgica, Suíça, Finlândia,

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter