FAB transporta materiais para Hospital de Campanha de Boa Vista (RR)

Tenente Letícia Faria E Tenente-Coronel Santana

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste domingo (14), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, transportou, aproximadamente, 6,6 toneladas de insumos hospitalares para o Hospital de Campanha de Boa Vista (RR).

O FAB 2475 decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, às 12h15 e pousou na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista, às 19h10 (horário de Brasília).

Os materiais transportados – álcool em gel, aventais, máscaras (cirúrgica, face shield e N95), óculos, toucas, respiradores e válvulas – serão utilizados para o enfrentamento e atendimento dos pacientes infectados pelo novo Coronavírus na região. 

A Comandante do C-130, Capitão Aviadora Naiara de Senna Pereira, disse que a Operação COVID-19 tem sido de suma na ajuda à sociedade. "É grande a satisfação ao contribuir com essa missão essencial para o bem-estar da população e em apoio aos profissionais de saúde", enfatizou.

O mecânico da aeronave, Suboficial Rodrigo Antunes Machado, lembra que já cumpriu diversas missões ao longo da carreira, mas destaca a atuação na Operação COVID-19. "Esta missão tem sua particularidade pela importância e pelo impacto que tem no país. Por isso, atuamos com satisfação por atender à população", reforça. 

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter