Campanhas de doação também fazem parte das ações da Operação Covid-19

Dentre as ações de combate ao novo coronavírus, militares têm realizado campanhas de doação por todo o país. Devido à proximidade do inverno e ao início de frentes frias nas localidades, a Região Sul está arrecadando agasalhos nas organizações militares. Em Uruguaiana (RS), militares entregaram 620 peças de roupa de frio e 15 pares de calçados para o Centro Comunitário João Arregui.

Já em Maringá (PR), ainda no Comando Conjunto Sul, o Tiro de Guerra 05-009, em parceria com o Programa do Voluntário Paranaense, arrecadou mais de 20 mil peças. Os itens serão doados aos mais vulneráveis.

As campanhas de doação de sangue também têm apoio das Forças Armadas. Em Rio Grande (RS), militares estão doando sangue no hemocentro local. O mesmo acontece em Guarujá (SP), no Comando Conjunto Sudeste. A doação voluntária de sangue tem a finalidade de apoiar o reabastecimento dos estoques e estimular a doação durante o distanciamento social. A iniciativa faz parte da campanha “Ajudar está no nosso sangue” do Exército Brasileiro e tem como objetivo potencializar a Campanha Nacional de Doação Voluntária de Sangue, do Ministério da Saúde.

Em Campina Grande, na área de jurisdição do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, foi realizada campanha de doação de sangue ao Hemocentro Regional local, em ação de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

Além disso, militares também participaram de um treinamento teórico-prático de militares de saúde para o enfrentamento à Covid-19, realizado no Centro de Simulação em Saúde Operacional da Escola de Saúde do Exército. A atividade tem por finalidade capacitar militares para atuar na linha de frente do combate ao novo coronavírus, abrangendo o atendimento aos pacientes acometidos pela doença e a realização de procedimentos seguros e alinhados com normas de proteção individual adequadas. A capacitação foi uma iniciativa do Ministério da Defesa para aumentar o número de profissionais aptos a atender demandas decorrentes da pandemia.

Descontaminação

O Comando Conjunto Planalto iniciou ações de descontaminação de todos os Centros de Saúde de Palmas (TO). A desinfecção já limpou seis instalações. A previsão é que mais 28 unidades sejam limpas até 12 de junho. No Comando Conjunto Oeste, a descontaminação aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Dourados (MS).

Já em Corumbá, também no estado sul-matogrossense, a desinfecção ocorreu no Posto Fiscal Lampião Aceso. Às margens da BR 262, o local tem movimento intenso de entrada e saída de pessoas na região. As ações de descontaminação têm o objetivo de mitigar os impactos causados pelo novo coronavírus. No posto fiscal também foi montada uma barreira sanitária.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou a desinfecção da Secretaria de Segurança Pública de Natal. O trabalho de desinfecção foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura. A atividade contou com militares das Forças Armadas, habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 3º Distrito Naval.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter