Comando Conjunto Norte presta apoio à preservação da saúde pública no arquipélago do Marajó, no Pará

O Comando Conjunto Norte (CCN) realizou diversas ações em apoio à preservação da saúde pública no arquipélago do Marajó, no estado do Pará. Em 25 dias de atividades, no período de 27 de abril a 22 de maio, no contexto da Operação COVID-19, as ações foram divididas em quatro fases, com o deslocamento logístico de 145 militares, 15 viaturas, duas embarcações ferry boat, uma balsa e um helicóptero, além de diversos materiais de apoio, partindo das cidades de Belém (PA) e Macapá (AP). 

As Forças Armadas, somando esforços para o enfrentamento da doença, prestou apoio e assistência  à população contra a propagação da doença no estuário. As tropas do CCN foram atuantes na luta contra a crise do novo coronavírus nos municípios de Afuá, Chaves, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Breves, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Muaná e Ponta de Pedras, entre outros, que compõem a maior ilha costeira do Brasil.

A Ilha conta com aproximadamente 500 mil habitantes, distribuídos em mais de 16 cidades, e possui uma área estimada em mais de 40 mil km² de extensão de rios e florestas. “O vírus é invisível, e o Exército vem prestar uma grande ajuda em nossa região, bloqueando a proliferação da COVID-19.

O Marajó é muito carente e precisa de apoio, principalmente de limpeza em pontos críticos do município", afirma Luiz Hernánio, comerciante na cidade de Cachoeira do Arari.

A pulverização realizada pelas tropas do CCN descontaminou calçadas, escolas públicas, praças, trapiches, terminais hidroviários, navegações, mercados municipais e, principalmente, unidades de saúde, que receberam a higienização com produtos químicos desinfetantes para combater a disseminação do vírus.

Kits de alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade social, distribuição de máscaras em tecido produzidas pelo Parque de Manutenção da 8ª Região Militar, e sabonetes para a higienização pessoal, doados pela Natura Cosméticos, foram entregues a diversas comunidades dos municípios. Ainda como parte das ações, foram realizadas campanhas de conscientização, com orientações e entrega de panfletos informativos aos moradores que transitavam em locais com grande circulação de pessoas, sobre os cuidados sanitários contra o coronavírus.

De forma sinérgica e reconhecida pela população da Amazônia Oriental, o CCN, ativado em 23 de março deste ano e constituído pelo Comando Militar do Norte e Comando do 4° Distrito Naval e ALA 9, vem trabalhando para prestar auxílio aos órgãos de saúde e de segurança pública nos estados do Pará, Maranhão, Amapá e no norte do Tocantins. As atividades nos municípios do estado do Pará fazem parte do planejamento de ações de combate à doença e de proteção e bem-estar da sociedade brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter