Grupo Akaer e Prefeitura de São José dos Campos fazem parceria para empregar equipamento que identifica indivíduos em estado febril

A Opto Space & Defense, empresa do Grupo Akaer, fez uma parceria com a Prefeitura de São José dos Campos/SP para finalizar a adaptação, calibração e testes de um sistema de vigilância, desenvolvido para emprego em carro de combate em um sistema de monitoração de temperatura corporal. Esse sistema será instalado no Hospital Municipal da cidade e fará a identificação de pessoas em estado febril, um dos principais sintomas do Covid-19.

A instalação do sistema ThermoScan no cenário real de operação proporcionará um ajuste fino no sistema  para atender plenamente as necessidades do cotidiano hospitalar. A instalação da câmera termal será feita nesta quinta-feira (30/04).  

A escolha por São José dos Campos se deu pela importância que a cidade tem no contexto do país, principalmente por ser um polo de tecnologia e inovação.

O Opto-ThermoScan é um equipamento capaz de monitorar a temperatura corporal de um indivíduo em um grupo, a distância, sem a necessidade de intervenção de um agente da saúde e contribuirá para melhoria do processo de triagem, reduzindo a probabilidade de contágio nestes ambientes. Esse equipamento estará disponível no hospital enquanto a prefeitura tiver a necessidade.

“O mundo está enfrentando um dos seus maiores desafios na área de saúde pública, com impactos também econômicos, com efeitos imprevisíveis que podem durar ainda um longo período. Por conta disso, o Grupo Akaer entrou no processo de busca de oportunidades concretas para ajudar o país neste momento difícil e ficamos felizes por poder ajudar com esse trabalho pioneiro em São José dos Campos”, afirmou o presidente do Grupo Akaer, César Silva.

Antes de celebrar a parceria, o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, esteve em visita à Akaer, que fica sediada no município, para conhecer um pouco mais sobre o projeto Opto-ThermoScan, além da Hygiea Shield, uma campânula desenvolvida pela empresa para ajudar profissionais de saúde que estão lidando com pacientes infectados com a Covid-19. A Akaer desenvolveu o equipamento com o auxílio de médicos para doação e deixou o projeto livre de direitos autorais para quem quiser fabricá-lo.

O prefeito elogiou a iniciativa da Akaer no desenvolvimento desses equipamentos, principalmente porque a cidade poderá fazer uso deles durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

“Muito bom ver que toda essa tecnologia desenvolvida pela Akaer voltada para a área de defesa agora vem com esse uso tão importante. Fico feliz de ver uma tecnologia desenvolvida aqui na cidade e que ajudará muito na área de saúde”, afirmou o prefeito Felicio Ramuth.

Detalhe do Opto-ThermoScan que foi instalado no Hospital Municipal de São José dos Campos

Saiba mais sobre a tecnologia Opto

Por mais de duas décadas, a Opto desenvolve soluções de imagens térmicas para aplicações médicas e de defesa. Considerando a criticidade da situação e a urgência na busca por soluções, foi elaborado um roteiro muito agressivo, a fim de preparar os produtos existentes para disponibilização a tempo da transição no final da quarentena horizontal, o que se espera que ocorra o mais breve possível.

A Opto está fazendo os últimos ajustes do Opto-ThermoScan-Sys– Concebido a partir do produto SUV (Sistema Universal de Vigilância) para Veículos de Combate em demonstração no Exército Brasileiro, para atuar como um Portal a ser usado em aeroportos, fábricas e/ou áreas críticas para identificar riscos potenciais em aglomerações e passagem de grande número de pessoas, sem necessidade de medição individual.

Com base neste planejamento, a Opto SD pode oferecer um número razoável de unidades em um prazo de menos de 2 meses. A partir deste prazo, teríamos a capacidade de fornecer até 100 unidades por mês, o que cobriria uma grande parcela da infraestrutura crítica estimada no país, com possibilidade inclusive de exportação. A ampla utilização destes equipamentos não teria aplicação somente neste período agudo da crise, mas também para monitorar possíveis rebotes deste mesmo coronavírus (COVID-19) em períodos subjacentes ou de outros vírus que potencialmente possam ameaçar, no futuro, a saúde de nosso povo, permitindo que medidas de contenção sejam tomadas muito mais cedo.

Funcionários do hospital usando o aparelho já em funcionamento no hospital

Fotos: Charles de Moura/PMSJC

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter