Trump culpa China por propagação do coronavírus e diz que EUA estão investigando

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que a China poderia ter contido o coronavírus antes que ele se espalhasse pelo mundo e disse que seu governo está conduzindo “investigações sérias” sobre o que aconteceu. 

“Estamos fazendo investigações muito sérias… Não estamos felizes com a China”, disse Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca. “Há muitas coisas pelas quais eles podem ser responsabilizados.” 

“Acreditamos que poderíamos ter impedido isso na fonte. Poderíamos ter impedido que se espalhasse tão rápido e não se espalharia por todo o mundo.” 

As críticas de Trump são as mais recentes de seu governo destinadas à maneira pela qual a China se portou no surto de coronavírus, que começou no final do ano passado na cidade chinesa de Wuhan e cresceu se tornando uma pandemia global que até agora matou mais de 207 mil pessoas pelo mundo, 55 mil delas nos Estados Unidos, de acordo com uma contagem da Reuters. 

Na semana passada, o secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos “acreditavam fortemente” que Pequim falhou em informar o surto do coronavírus em tempo razoável e acobertou o quão perigosa a doença respiratória causada pelo vírus poderia ser.

O Ministério das Relações Exteriores da China nega as acusações. 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter