Manipulação do Mundo pela propaganda da COVID-19 feita pela China

Por Jan Jekielek

EPOCH Times Brasil

17 Abril 2020

Transcrição em português do vídeo em inglês

Como os americanos e o Ocidente estão sendo manipulados pelo regime chinês e sua propaganda de coronavírus?

O que essa propaganda em constante mudança nos diz sobre o que realmente está acontecendo na China e sua liderança?

Como o Partido Comunista Chinês está se alimentando do partidarismo na política americana?

E qual é a verdadeira história por trás das notícias falsas sobre “o confisco de cargas contendo máscaras pelos EUA”?

Neste episódio, entrevistamos o Dr. J. Michael Waller, um especialista em desinformação e propaganda que é analista sênior de estratégia no Center for Security Policy e membro editorial fundador da revista Defense Strategic Communications da OTAN.

Este é o American Thought Leaders, e eu sou Jan Jekielek.

Sr. Jekielek: Dr. Michael Waller. É um prazer tê-lo no American Thought Leaders.

Dr. Michael Waller: É bom estar no seu programa.

Sr. Jekielek: Você é especialista em desinformação e propaganda soviética, estudou-os por anos e pegou esse conhecimento e o aumentou ainda mais. Vou perguntar todo o tipo de coisas sobre o que o Partido Comunista Chinês está fazendo. Você tem essa página da Web incrível, que é algo como 80 páginas, para imprimi-la, mostrando como a narrativa muda. E nós vamos fazer um mergulho profundo em apenas um momento.

Mas, primeiro, quero falar sobre como os EUA estão tentando obter o status de observador de Taiwan. Sabemos que a administração está sendo mais positiva para Taiwan do que as administrações no passado. Mas acho que o momento é muito interessante. E eu estou pensando se você poderia falar sobre isso de uma perspectiva das mensagens?

Dr. Waller: Claro. Bem, do ponto de vista das mensagens, é um desenvolvimento muito útil que é realmente mais uma coincidência do que um plano estratégico, porque o aquecimento em direção a Taiwan era algo que Donald Trump estava interessado em fazer antes de se tornar presidente. Você se lembra logo depois que ele foi eleito, o primeiro chefe de Estado estrangeiro que o chamou para parabenizá-lo foi a presidente de Taiwan. Então essa foi uma ótima jogada por parte de Taiwan. E você pode ver todo o movimento de Trump para revitalizar a economia americana e colocar o povo e o país americano em primeiro lugar e trazer empregos de volta para casa automaticamente volta a mudar nossas relações fundamentalmente com a República Popular da China, que está se tornando muito mais agressiva. Então aqui está Taiwan, não incomodando ninguém, sendo um modelo para grande parte da região e a maneira como eles estão conseguindo fazer as coisas sob probabilidades impossíveis.

Em outubro passado, o Senado dos EUA votou por unanimidade a aprovação do que é chamado de Lei de Taipei. E isso é para ajudar Taiwan a permanecer independente, permanecer livre e avançar e se tornar um membro aceito das nações do mundo. Mesmo que não seja reconhecida diplomaticamente, ainda deve ser tratada como um lugar real, como Israel, que não foi tratado como um lugar real e ainda não é tratado como um lugar real por alguns países. E essa foi uma votação unânime no Senado dos EUA. Bem, então a pandemia chega no início de março. Em 4 de março, a Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, também liderou uma aprovação unânime da Lei de Taipei. Acho que é uma das únicas passagens unânimes de algo além de uma resolução cerimonial que vimos. Então, tudo isso estava em andamento desde a época anterior à pandemia, e está se concretizando durante a pandemia.

 

Sr. Jekielek: Estamos vendo isso nas notícias agora, então parece um momento crítico.

Dr. Waller: Sim, é muito providencial e acho que também é uma boa oportunidade para aqueles no sistema que estão predispostos a Taiwan e para todos os que têm nojo da atitude da República Popular da China em relação a tudo – desde negar tudo e deixar a pandemia se espalhar em todo o mundo, agora exigindo agradecimento depois de nos envenenarem.

E então Taiwan está aqui dizendo: “Ei, ouça-nos. Estávamos alertando sobre isso o tempo todo. Nós temos nossa própria maneira de lidar com isso. Temos afiliações culturais e históricas únicas com o pessoal do continente e sabemos coisas que o resto do mundo não sabe. Deixe-nos ajudá-lo.” E então você presencia a repórter de Hong Kong perguntando ao porta-voz da Organização Mundial da Saúde. “Bem, e quanto a Taiwan?” E você podia ver essa pessoa da OMS (referindo-se ao Dr. Bruce Aylward) praticamente engasgando na TV e fingindo não entender a pergunta e sendo fisicamente incapaz de dizer o nome Taiwan. Eu acho que essa foi uma grande lição para muitas pessoas que eram ambivalentes ou que até mesmo cederam em favor do PCC sobre isso. Então o momento foi perfeito. E o comportamento do governo chinês está correto, no que me diz respeito, em termos de ajudar Taiwan.

Sr. Jekielek: Parece que Taiwan está fazendo todos os movimentos certos, incluindo não confiar em nenhuma das informações que saem da China. Isso lhes deu uma grande vantagem sobre todos os outros.

Dr. Waller: Em virtude de Taiwan estar tão isolada e não poder ser membro da Organização Mundial de Saúde, isso a forçou a seguir seu próprio caminho. “Então, vamos fazer do nosso jeito. Não vamos ouvir mais ninguém. Ninguém nos escuta. E se as pessoas precisarem de ajuda, tudo bem, conversaremos com elas.” E foi exatamente o que aconteceu.

Sr. Jekielek: Agora o Partido Comunista Chinês está dizendo “veja como está indo Taiwan. Eles realmente não precisam fazer parte da OMS … “É bizarro. Mas deixe-me começar a perguntar sobre o grande tópico de hoje, que é o sistema de mensagens do Partido Comunista Chinês e como isso influenciou a Organização Mundial da Saúde, os EUA e também como mudou com o tempo. Vamos começar discutindo a gigantesca linha do tempo das narrativas.

Dr. Waller: O valor da análise de propaganda é poder ver o que está acontecendo com o regime, mesmo quando eles não querem que você saiba. Quando eles não têm uma linha partidária estabelecida, algo em que todos devem dizer e agir, isso significa que há muitos problemas no regime central. Eles são desorganizados, talvez tenham medo. Eles não sabem o que estão fazendo e não estão unidos.

Portanto, é um ótimo momento para percebermos: “Ei, há um problema no aparato central do Partido Comunista Chinês. Isso mostra que o problema é muito pior do que alguém está dizendo.” E então, para o bem ou para o mal, pode-se utilizar isso como uma janela de oportunidade para entrar, porque em algum momento a linha do partido será decidida e haverá ações decisivas tomadas.

Você viu que logo após o vírus eclodir, até cerca de 20 de janeiro, Xi Jinping estava escondido. Ele não estava em público. Ele não era visto porque tinha medo de ser responsabilizado por tudo isso. Por que ele estava com medo? Porque ele insistia em centralizar o controle de tudo no Partido Comunista Chinês ao seu redor. Então, responsabilidade realmente é confiada a ele, e a mais ninguém. Portanto, ele e o aparato do partido ao seu redor precisaram descobrir uma maneira de desviar a responsabilidade do aparato central de Pequim. E segundo, desviar a atenção do Partido Comunista Chinês como um todo. E depois, desvie a atenção de qualquer coisa relacionada à China ou mesmo à Ásia como um problema. E depois culpar uma força externa, que era principalmente os Estados Unidos.

Sr. Jekielek: É fascinante ouvir você dizer que, porque olhando para trás, mal consigo me lembrar de um momento em que Xi Jinping estava ausente. O que estou ciente agora é que eles publicaram um livro sobre o quão bem-sucedido ele tem sido no combate ao vírus COVID-19 ou vírus do PCC, como chamamos. Como ele saiu do esconderijo e lançou um livro?

Dr. Waller: Bem, foi um grande salto. E havia um enorme aparelho atrás dele. Basta pensar: o departamento central de propaganda do Partido Comunista Chinês é maior que todo o Departamento de Estado dos EUA. Assim, eles podem acionar o que quiserem para que uma linha partidária seja aplicada internamente e no exterior. E eles estão se esforçando para colocar isso em vários idiomas, para que as pessoas que não lêem chinês ainda possam seguir a linha do partido, se assim o desejarem, ou pelo menos citar a linha do partido facilmente, se sentirem que precisam fornecer ambos os lados [da história].

Portanto, neste caso, enquanto Xi Jinping esteve escondido por três semanas após o vírus sair do controle, em Wuhan, ninguém o viu em público. Ele temeu primeiro que sua cabeça estivesse no prato porque ele estava colocando a cabeça de outras pessoas no prato, jogando muitas pessoas na prisão e destruindo-as para que ele pudesse centralizar o poder e ele finalmente percebeu: “Oh, não, isso é vai explodir na minha cara.” E o próprio partido estava com medo de perder sua legitimidade. Não que não tivesse antes. Mas, ainda assim, havia um pacto social entre o público e o partido em que a partido o reprimirá, mas garantirá que você ao menos viva. E, neste caso, está falhando mesmo nisso.

Então, o partido está montando essa campanha de propaganda para Xi, a ponto de escrever um livro e publicá-lo em seis idiomas sobre o herói que ele é e o líder decisivo que ele é na luta contra o coronavírus. E eles estavam organizando isso enquanto a pandemia ainda estava fora de controle, mesmo na China. Portanto, esse lance foi um esforço muito caro e muito organizado para garantir a supremacia do partido na China e garantir a supremacia de Xi Jinping sobre o partido, para fazer a República Popular da China [aparecer como] uma força para o bem no mundo que está ajudando a todos, ajudando a humanidade – mais como uma protetora da humanidade – Xi Jinping comprou ao mundo, semanas e semanas e semanas de tempo extra para se preparar para combater a pandemia. Essa é a linha de propaganda.

 

E então ele sai construindo esses grandes hospitais em 10 dias com essas filmagens de drones, e todo esse vídeo chique mostrando “Uau, que milagre. Que incrível que o partido possa construir hospitais em 10 dias para abrigar a todos.” Bem, ainda estão reprimindo médicos que relataram isso e alguns médicos desapareceram. Em meados de março, ela (referindo-se à Dra. Ai Fen) simplesmente desapareceu. E alguém está mexendo com suas contas de mídia social. Então, eles ainda estão reprimindo médicos que provavelmente são membros do partido, enquanto promovem a glorificação do partido em todo o mundo.

Recentemente, os países estão dizendo: “Ei, os suprimentos [médicos], não fornecidos, mas vendidos pela RPC, realmente cheiram mal. Nós nem queremos usá-los. ” E então o regime fica indignado e diz: “Ei, vocês deveriam nos agradecer.” Agora você tem os italianos voltando dizendo, bem, espere um minuto, nós doamos para a China antes e agora eles estão nos vendendo de volta e fingindo que é um presente. Portanto, isso é um fracasso, em grande parte, nos esforços do partido no exterior, mesmo que pareça, em muitos graus, ter sucesso.

Sr. Jekielek: A narrativa mudou bastante desde o início. Você poderia rastrear como isso mudou?

Dr. Waller: Claro. Tudo isso está na linha do tempo no site do Center for Security Policy, mas um link fácil é Communistpropaganda.com. Isso levará você diretamente à cronologia de 80 páginas. Estamos atualizando-o algumas vezes por dia. Dividi em seis partes. E isso mudará à medida que olharmos para trás e refletirmos sobre como as linhas mudam.

Mas a primeira linha foi negação e repressão. Não havia linha do partido porque o Partido Comunista não sabia o que fazer. Não foram apenas os funcionários do partido em Wuhan que o oprimiram. Eles estavam reprimindo pessoas e informações porque estavam aguardando ordens da do aparato de Xi Jinping em Pequim e não estavam recebendo nenhuma. Então, isso estava saindo do controle, de modo que tudo que o grupo podia fazer era reprimir, reprimir, reprimir e mentir. Então essa é a primeira fase até 20 de janeiro, Xi Jinping estava escondido todo esse tempo, tinha medo de sair em público. Ele não foi decisivo. Ele ficou escondido.

Então, durante esse período silencioso, o aparato do partido no centro estava desenvolvendo um plano. “O que nós faremos? Bem, vamos lutar contra isso, admitir isso.” O Diário do Povo, a publicação diária do partido do Partido Comunista, nem mencionou o vírus até 20 e 21 de janeiro. É quando Xi Jinping saiu e fez um grande discurso. E então, oh, ótimo, finalmente há uma linha do partido. Finalmente, todos podem entrar na fila e dizer o que devem dizer, sem medo de serem reprimidos internamente e fazer com que a liderança pareça ruim.

Então esse discurso sai. Ainda está pautado na repressão, na negação e na desinformação. E esse discurso é mais, ok, estamos no meio dessa crise. Mas não se preocupe, a China vai lidar com isso e … o resto do mundo estará seguro. Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde está ecoando o mesmo discurso. E se você olhar para a linha do tempo, há cerca de dois dias entre o momento em que o Partido Comunista Chinês emite seu discurso e a repetição pela Organização Mundial da Saúde.

Sr. Jekielek: Isso é surpreendente.

Dr. Waller: Naquela época, também, o próprio PCC estava dizendo “Coronavírus Chinês” ou “Coronavirus de Wuhan” em suas próprias publicações oficiais, porque ainda não havia nenhuma linha do partido para dizer: “Ei, não use esses nomes, porque faz a China e o partido parecerem ruins.” Então, foi somente depois dessa repressão dentro do partido que a Organização Mundial da Saúde divulgou e deu instruções para o mundo inteiro: “Ei, estamos instruindo você a não usar nomes geográficos para se referir a esse vírus, porque é prejudicial. Então, vamos dar um nome que ninguém se lembra.” E mais tarde, tornou-se COVID-19. Mas se você olhar, anteriormente, até o PCC estava chamando de “Coronavirus de Wuhan”. Portanto, a Organização Mundial da Saúde, ao fazer a declaração “Não se refere à China”. Na mesma página, a Organização Mundial da Saúde estava se referindo à Síndrome Respiratória do Oriente Médio e a esses outros nomes geográficos que ??aparentemente ainda podem ser usados.

Sr. Jekielek: Agora, passamos da negação para a admissão e estamos lidando com isso. Então, o que acontece depois?

Dr. Waller: Bem, então vem: “não é um vírus de Wuhan. Não veio da China, pode ter vindo de outro lugar. ” E isso foi uma combinação de um tweet de um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, dizendo que o Exército dos EUA o desencadeou em Wuhan em outubro passado, durante algum evento solidário. E então o outro aparato deles está citando algum site bizarro do Canadá que é anti-OTAN, mas se você olhar para a pessoa que escreveu o artigo, na verdade é uma pessoa em Xangai que foi expulsa do Canadá. E assim o PCC começa a citar fontes canadenses e dizer isso, e depois culpar os italianos por terem o vírus eclodido na Itália. Portanto, não foram apenas os Estados Unidos que foram culpados.

E eles disseram: “Bem, são os EUA que politizam o vírus, atribuindo-o à China. E se você politizar o vírus, significa que você está minando as tentativas de combater essa pandemia. ” Então a linha partidária muda para “A China está salvando o mundo e o PCC está salvando o mundo, enquanto os Estados Unidos e Donald Trump o politizam e atrapalham os esforços para combater a pandemia”. Então essa é outra narrativa que sai. E então você tem uma narrativa dupla, onde os Estados Unidos são parceiros nisso – todos temos que trabalhar juntos para combater o vírus – mas, ao mesmo tempo, os Estados Unidos são realmente o demônio que está destruindo o esforços do mundo politizando esse vírus.

Agora, o tempo todo, o presidente Donald Trump está fazendo declarações públicas com simpatia pelo povo chinês, tolerante com o próprio regime chinês, o que incluiria o PCC e até apoiaria Xi Jinping, não porque ele seja amigo, talvez dizendo isso da mesma maneira que ele chama Kim Jong Un de “ótimo”. Mas quando Trump chama um cara mau, de “amigo” ou “ótimo”, você sabe o que ele realmente pensa não está nem perto disso. Mas Trump apoiou completamente os esforços da China e os esforços do governo chinês para fazer o que for preciso para combater esse vírus. Ele não foi antagônico em relação ao regime.

Mas o governo chinês está se tornando extremamente antagônico em relação a Trump, a ponto de, em meados de março, começar a se envolver no debate político dos EUA, e … tornou-se uma questão partidária nos Estados Unidos agora. Fiz uma pesquisa com membros do Congresso criticando a desinformação e a propaganda do governo chinês; havia muitos republicanos fazendo isso, mas só encontrei um democrata. Estranhamente, porque você teve essa resolução unânime de apoio a Taiwan no início de março na Câmara dos Deputados. Havia apenas um democrata que abertamente condenava a propaganda do partido chinês. E esse foi o congressista Seth Moulton, de Massachusetts.

Ele durou exatamente dois dias antes que Nancy Pelosi o atacasse e dissesse: “Você precisa parar com isso. Também estamos culpando Donald Trump porque há uma campanha aqui. ” Então você teve essa coisa muito bizarra em que a oposição doméstica do presidente Trump e o PCC estavam se alimentando das linhas de propaganda um do outro. E você verá isso na cronologia em que alguns dos temas do PCC acabam sendo repetidos pelos meios de comunicação e políticos americanos. E então o PCC repete temas que foram cunhados por políticos e comentaristas americanos. Portanto, o PCC está alimentando nossa própria dissidência interna e a jogando de volta para nós.

Sr. Jekielek: esse é um exemplo clássico de guerra de informação, como eles estão tentando usar os americanos. Havia um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês que fez esses tweets acusando as forças armadas americanas, e depois ele voltou recentemente. Você normalmente não os vê retornando. Eu achei isso muito interessante. Você acha que há alguma chance de ele fazer isso sozinho?

Dr. Waller: Essa é uma boa pergunta. Mas vamos ver a situação como um todo. Então, por volta do final de fevereiro, início de março, o PCC saiu e instruiu certos embaixadores muito assertivos em todo o mundo a abrir suas próprias contas no Twitter. E, ao mesmo tempo, você também tinha bilionários do PCC, como Jack Ma, também abrindo sua conta no Twitter em inglês. O Twitter não é permitido na China continental, a menos que seja aprovado por terceiros. Então, você tem esses embaixadores, muito agressivos, especialmente na África do Sul, Brasil, outras partes do mundo e no Ministério das Relações Exteriores da China em Pequim, tornando-se muito agressivos no Twitter. Mas essas eram instruções de terceiros e eram tão específicas que foram publicadas com a letra de Xi Jinping. Não era um email, não era um telegrama, não era nada disso. Então, isso está provando que isso veio do próprio homem. Então, todos eles estão operando com sua própria autoridade. E como você sabe, por lá, se você é um funcionário do governo e fala mal de maneiras que são prejudiciais ao partido, não será visto na TV novamente.

Sr. Jekielek: Existem todos esses itens de segurança, produtos médicos que o Partido Comunista Chinês vendeu ou doou através de seus representantes, por exemplo, as coisas que a Huawei doou ao Estado de Nova Iorque. Como é possível que eles doem coisas que simplesmente não funcionam?

Dr. Waller: Bem, acho que é uma combinação de coisas. Antes de tudo, qualquer beneficiário de ajuda será amável. Portanto, se você pode receber um sinal de agradecimento do Presidente dos Estados Unidos, do governador de Nova Iorque ou de qualquer outra pessoa, é simplesmente um gesto gentil de agradecer pelos meios de assistência em caso de problemas. Isso é normal.

Mas o valor real é que o público pode ver “Oh, a China está nos resgatando onde Donald Trump não pode”. É aqui que o PCC pode se apoderar de divisões do sistema político dos Estados Unidos ou do país em geral, e tirar proveito disso. De fato, o Secretário de Estado Pompeo explicou isso em detalhes em um discurso de 8 de fevereiro à Associação Nacional de Governadores. Volte e veja esse discurso. Isso é extraordinário.

O PCC mapeou cada político no país até os governadores e legisladores estaduais eleitos. Portanto, não são apenas políticos de nível nacional. E eles mapearam quem é mais gentil com o PCC ou até gosta deles, quem é ambivalente moderado e quem é hostil com eles. E eles desenvolveram maneiras de manipular todos nós, se você odeia o PCC – se eles podem fazer você dizer coisas que parecem racistas, que beneficiam o PCC. Considerando que, se você só quer ganhar dinheiro e trazer empregos para o seu estado, tudo bem, então vamos fechar um acordo e nunca dizer o nome Taiwan ou nunca criticar Xi Jinping. E garantiremos que nosso pessoal do partido invista em negócios em seu estado. Então eles encontram uma maneira de fazer isso com todos nós. É por isso que é importante, como o Secretário Pompeo disse, e como o Departamento de Justiça disse, todos devem ter cuidado com o que dizem e fazem – ajam no seu próprio interesse e no interesse dos seu eleitorado, mas certifique-se de que não prejudicar a segurança do país ou beneficiar o regime chinês.

Sr. Jekielek: Você recentemente comentou um artigo do Guardian que falava sobre como os EUA haviam apreendido suprimentos médicos. Se você pudesse falar um pouco sobre isso, acho a coisa toda incrível.

Dr. Waller: Essa foi uma história que começou a circular nos últimos dias de março, nos primeiros dois dias de abril, pela Europa. E isso é verdade quando os diferentes países do mundo e seus governos estão vasculhando o mundo inteiro em busca de máscaras e jalecos, suprimentos médicos de emergência e ventiladores. Então, normalmente eles vão se superando e tentando cuidar do próprio povo. Tudo isso é compreensível. Mas surgiu um tema de desinformação que não possui impressões digitais do PCC. Tem impressões digitais de outro lugar. E foi assim que os agentes dos Estados Unidos estavam em ação em Xangai e em outros lugares com quantias colossais de dinheiro para pagar três ou quatro vezes o preço desse equipamento médico que deveria ir para a Itália, França, Alemanha, Canadá e outros países, e o governo dos Estados Unidos estava literalmente seqüestrando ou pirateando essas compras feitas por esses outros países. Então, isso se espalhou muito rapidamente a partir políticos regionais franceses para uma estação de rádio no Luxemburgo, e então o canal de RT da Rússia assimilou e imediatamente publicou em um monte de idiomas em todo o mundo. E então o antigo jornal comunista francês, Libération, que ainda odeia os Estados Unidos como sempre, mas é um dos principais jornais da França com muitos seguidores. Eles assimilaram isso e, em seguida, os políticos alemães começam a assimilar, incluindo o prefeito da capital alemã, Berlim, que ecoou dizendo: “Sim, os Estados Unidos interceptaram aeronaves cheias de aviões na Tailândia com máscaras chinesas encomendadas para Alemanha. E não é assim que um aliado da Alemanha deve se comportar”. Isso é completamente censurável ao ponto em que até o primeiro ministro do Canadá acusou os Estados Unidos de  piratear máscaras e outros equipamentos destinados ao Canadá.

Acontece que a coisa toda foi uma invenção. Então, nesse caso em particular, eu estava trabalhando com algumas pessoas na Alemanha e encontrei o endereço do político francês no Twitter e o chamei no Twitter. Ele então twittou separadamente, dizendo: “Pare, isso é desinformação, eu nunca disse isso”. Bem, é claro, ele disse isso. Ele foi pego dizendo isso. Bem, alguns dias atrás, quando o prefeito de Berlim foi abordado, um jornal alemão perguntou a ele e ele disse: “Ah, sim, eu cometi um erro. Estava errado. Foi baseado em informações falsas”. E então o governo canadense finalmente disse que foi um erro. E a DHL, a empresa de entrega, enviou um tweet dizendo: “Ei, nunca tivemos nenhum problema. Nada foi desviado – esse material chegou ao Canadá. Ele ficará na alfândega canadense até que as taxas alfandegárias sejam pagas”. Então, a crise acabou. Mas isso continuou por dias. Mas alguns ativistas alemães pró-ocidentais e justamente pró-verdade, e jornalistas alemães no jornal Bild, que é um grande jornal diário de circulação em massa na Alemanha, e nosso embaixador dos EUA lá, Rick Grinnell, vieram apenas para provar como isso era, de fato, a desinformação que estava sendo divulgada pelo governo russo. Então, aqui está a máquina de propaganda de Putin, baseada na propaganda e desinformação do PCC, para fazer com que as democracias ocidentais lutem entre si e suspeitem uma da outra sobre a chamada ajuda.

Sr. Jekielek: Este é um livro didático de informações sobre o caos russo.

Dr. Waller: O relatório investigativo alemão no Bild foi super. Eles descobriram que essa desinformação estava surgindo na Grécia. Estava surgindo na Itália. Os gregos estavam acusando os italianos ou vice-versa, de reter suprimentos de ajuda. Era para fazer com que todos os países da OTAN lutassem entre si e suspeitassem um do outro, mas essa não era uma campanha do PCC. Essa é a parte realmente interessante. Então você tem agora essa bagunça que o departamento de propaganda do Partido Comunista orquestrou, agora sendo captado pelo Kremlin, para seus próprios propósitos de dividir a Aliança da OTAN e o G7 e a UE e as relações transatlânticas. Tornou-se uma bagunça global. Tudo iniciado por Xi Jinping.

Sr. Jekielek: Incrível. Narrativas e mensagens são muito importantes. O que o governo dos EUA e os de países livres deveriam fazer diante disso?

Dr. Waller: Nós somos terríveis. Veja o 11 de setembro há quase 20 anos. Ainda não temos uma boa estratégia de informação sobre a propaganda islâmica jihadista. Realmente não tínhamos nada desde 1999, quando a Agência de Informação dos EUA foi abolida. Essa foi toda a burocracia da era da Guerra Fria criada na década de 1950 para combater a propaganda comunista, e depois foi abolida porque não precisávamos mais dela, supostamente, e nunca a dirigimos contra o PCC. Porque, na verdade, todo o establishment político em Washington dependia de boas relações com o PCC e nunca ofendia o PCC, porque isso acabaria com as transações. Isso impediria a experimentação médica em Harvard e em outros lugares onde, onde tanto … a bio, nanotecnologia estava sendo desenvolvida em cooperação com a China.

Mas eis que, como a pandemia está se rompendo, é claro, o FBI prendeu o professor de Harvard Charles Lieber por ter um laboratório secreto em Wuhan. Ele recebeu milhões de dólares por isso enquanto estava recebendo dinheiro do Pentágono para fazer essa pesquisa em nanotecnologia. Ao mesmo tempo, você tinha um espião do PLA na Universidade de Boston e no Hospital Beth Israel, também sendo preso. E depois há outro cidadão chinês, vindo de Detroit, com frascos de amostras de vírus voltando para a China continental. Tudo voltando para Wuhan. Algo realmente desagradável vem acontecendo aqui há décadas e o establishment político, acadêmico e comercial nunca quis ofender Pequim. Então eles sempre foram juntos. Tudo isso está mudando.

Sr. Jekielek: Isso está mudando. E estou vendo informações conflitantes. Josh Rogan, colunista do Washington Post, fala sobre como parece que o establishment de Washington está percebendo o que o Partido Comunista Chinês está fazendo. Por outro lado, aqui você está dizendo que há divisão política. Como isso vai se desenvolver?

Dr. Waller: Ainda é uma pergunta em aberto. Depende apenas de um monte de variáveis. A primeira coisa é que as sociedades democráticas precisam estar unidas agora. Há uma campanha presidencial acontecendo aqui. Todos nós sabemos disso. Mas ainda temos que estar acima disso. Existem muitas outras questões para discutir, discutir e gostar ou não de outro candidato. As coisas deveriam ser como eram depois do 11 de setembro, onde as pessoas não estavam culpando o presidente Bush pelo 11 de setembro. Ou, como Pearl Harbor, os republicanos não culparam o presidente Roosevelt pelo ataque japonês a Pearl Harbor. Então, em vez de culpar um ao outro pelo vírus e seu manuseio, todos devemos nos unir ao culpar o PCC, porque foi o Partido Comunista Chinês que encobriu o vírus, foi o Partido Comunista Chinês que esperou semanas e semanas e semanas antes dizendo algo válido sobre o vírus ou até admitindo oficialmente que havia um vírus. E foram eles que infligiram isso ao mundo. Então, vamos todos nos reunir e todos concordam da mesma maneira que todos os membros da Câmara e do Senado concordaram com a Lei de Taipei para apoiar Taiwan, apenas algumas semanas atrás – vamos todos nos unir e culpar o PCC por esse vírus e então podemos lutar entre nós mesmos sobre a melhor forma de lidar com isso internamente. Esse é o primeiro ponto: coloque a culpa onde ela é devida. E ela é do PCC.

Sr. Jekielek: O que você acha da Asia Society, que patrocinou uma carta com algumas pessoas muito importantes, dizendo que este é o momento da cooperação, mesmo que discordemos ideologicamente?

Dr. Waller: Infelizmente, você não precisa ler o que a Asia Society diz para saber o que está prestes a dizer. Eles têm um histórico terrível. Se você observar a cronologia que criamos no Centro de Política de Segurança, a Asia Society fez essa afirmação bem depois que o PCC a criou como a linha do partido. A Asia Society não vai combater a linha do partido. Não me lembro de quando. Todos são políticos do establishment, empresas do establishment, acadêmicos do establishment, cujos meios de subsistência dependem de fazer negócios com o PCC. Então, é claro, eles dirão: “vamos trabalhar juntos”.

Agora, há algo a ser dito sobre as relações de cooperação com todos, independentemente de ideologias ou onde quer que seja, isso é certo, ninguém está indo contra isso. Mas, para dizer, não vamos culpar ninguém por isso. Vamos ignorar como ele se originou. Vamos ignorar todas essas outras ações agressivas que o PCC tomou enquanto a pandemia estava se espalhando – é isso que a Asia Society parece estar pedindo às pessoas que façam com essas chamadas figuras distintas e eminentes. Então … eu ficaria super desconfiado deles. E realmente, acho que isso faz parte do pântano e faz parte do establishment de elite. É o modo bipartidário neste país. Mas o público americano está farto disso. Esse é o tipo de pessoa que nos vendeu no caminho, desmantelou nossas fábricas e pouco as enviou literalmente para a China, destruindo milhares e dezenas de milhares de empregos sindicais e de fabricação, roubando nossas patentes e roubando nossa propriedade intelectual, mudando-a de lugar por todo o continente na China e depois vendendo-a de volta para nós, sugando mais capital do nosso país. Estas são as pessoas que fizeram isso. Se alguém é responsável por alguma coisa, são os Henry Kissingers e as Asia Society do mundo que arquitetaram essa estratégia de conluio do PCC. Essa é uma estratégia bipartidária que dura décadas.

Sr. Jekielek: Nós vamos terminar em um momento. Eu não sei. Alguma ideia final antes de encerramos?

Dr. Waller: Bem, há muito aqui. A linha do partido está mudando constantemente. Acho que o governo parece estar tratando isso como uma grande competição de poder, não por causa do vírus – isso é algo que o governo montou dois anos atrás para lidar com a China em geral. Mas isso não pode ser visto isoladamente. Se você está olhando para a espionagem agressiva em nossas universidades com os Institutos Confúcio, que tiveram que ser forçados a sair. Quando você tem os chamados estudantes e pesquisadores chineses que trabalham para o PCC, não nos ajudando a desenvolver pesquisas, mas a roubá-las e recuperá-las, ou o grande ataque de hackers que ocorreu enquanto a pandemia se desenrolava. O governo chinês patrocinou um ataque maciço de hackers nas redes financeira, educacional, de defesa, governamental, de saúde e outras redes americanas por algumas semanas enquanto isso acontecia, além de campanhas agressivas de operações de informação no Twitter e no Facebook, isso é pálido em comparação com o que os russos estavam supostamente fazendo em 2016 contra Trump.

Então, todas essas coisas já estavam acontecendo antes da pandemia. Então, temos que olhar para o que o regime está fazendo e agora que está em seu ponto fraco, qual é o melhor benefício da liberdade em nosso país, prosperidade em nosso país, mas também o ponto de virada histórico para a própria China. Este é o ponto de virada histórico agora, quando a legitimidade do partido está sendo questionada, a liderança do partido está lutando entre si. E o público [chinês] está percebendo, ei, esse partido está prestando maus serviços a todos nós. Isso está nos matando, e alguns relatos dizem que o PCC está até queimando pessoas vivas naqueles crematórios em Wuhan. Mas até hoje, eles ainda estão reprimindo repórteres e jornalistas na China que não estão divulgando a linha do partido. Portanto, este é o momento de unir as pessoas que amam a liberdade no mundo, do jeito que estavam com o povo russo e outras pessoas depois de Chernobyl no final dos anos 80. Para dizer, ei, esse sistema do partido comunista está realmente doente. Vamos tentar ajudar o país e ajudar a humanidade a se livrar disso e deixar tudo para trás para um futuro melhor para todos antes que algo ainda pior aconteça.

Sr. Jekielek: Dr. Michael Waller, é um prazer falar com você.

Dr. Waller: É bom estar com você, Jan.

Esta entrevista foi editada para maior clareza e brevidade.

American Thought Leaders é um programa do Epoch Times disponível no Facebook e YouTube e no site do Epoch Times.

Siga Jan no Twitter:  @JanJekielek

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter