COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Aviação

10 de Abril, 2020 - 10:00 ( Brasília )

FAB transporta 4,6 toneladas de material de saúde para combater a COVID-19

A aeronave C-130 Hércules do 1°/1° GT realizou Apoio Aéreo Logístico de Guarulhos (SP) para Macapá (AP)

Tenente Cristiane, Aspirante Letícia Faria E Tenente-Coronel Santana

Em mais uma etapa da Operação COVID-19, que conta com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), uma aeronave C-130 Hércules, operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, decolou de Guarulhos (SP), nesta quinta-feira (09/04), às 10h15, com destino a Macapá (AP), onde pousou às 15h45. A bordo estão 4,6 toneladas de material de saúde.

A missão interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visa transportar os insumos para a região norte do país para auxiliar no combate à COVID-19.  

O Capitão Aviador Rodolfo Gonçalves da Silva, piloto do C-130, salienta que, estar nesta missão, é uma experiência gratificante por contribuir com a integração e união dos brasileiros. “É uma honra fazer isso pela nação brasileira. Continuamos ajudando quem mais precisa diante desta crise que estamos enfrentando”, comenta.

Para o Mestre de Cargas Sargento Eduardo Augusto Carias Pereira, que compõe a tripulação, o apoio para auxiliar os brasileiros neste momento é de extrema relevância. "Daremos todo suporte possível, no que estiver ao nosso alcance, cumprindo a missão e ajudando o maior número de pessoas", garante. 

Aeronaves da FAB em missão

Nessa segunda-feira (06/04), o Grupo de Transporte Especial (GTE), com a aeronave VC-99C (EMBRAER 135) realizou Transporte Aéreo Logístico de material de saúde, vacinas e respiradores hospitalares, para o enfrentamento ao novo Coronavírus.

No domingo (05/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) deslocou seus meios aéreos, de diversas localidades do país, para a ALA 1 – Base Aérea de Brasília, ALA 11 – Base Aérea do Galeão e ALA 12 – Base Aérea de Santa Cruz, com o objetivo de promover a ampliação da capacidade de pronta-resposta em atendimento às demandas do Ministério da Defesa nas ações logísticas de enfrentamento à COVID-19.

Na sexta-feira (03/04), outro C-130 Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo – realizou Transporte Aéreo Logístico de material de saúde e outros itens, da Ala 11 - Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, até a Ala 8 - Base Aérea de Manaus, no Amazonas.

Na quarta-feira (1º/04), uma aeronave C-130 do 1º/1º GT – Esquadrão Gordo – prestou apoio no transporte de 9,6 toneladas de álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de Guarulhos (SP) para Recife (PE).

No dia 25 de março, duas aeronaves C-130 Hércules, com cidadãos brasileiros que estavam em Cuzco, no Peru, pousaram no Brasil. Na Ala 6, em Porto Velho (RO), os aviões realizaram pouso técnico e seguiram para a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). Esta etapa da Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa, visou repatriar os brasileiros que estavam impedidos de voltar ao país.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Fronteiras

Fronteiras

Última atualização 05 JUN, 14:10

MAIS LIDAS

Pandemic War