Militares da FAB participam de ato de doação de sangue

Major Anderson,  Aspirante Letícia Faria E Major Monteiro

Militares da Base Aérea de Salvador (BASV), coordenados pelo Comando Conjunto da Bahia, estiveram nessa segunda-feira (06/04), na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA), iniciando um programa de doação de sangue permanente junto à instituição. O objetivo é colaborar com a manutenção dos estoques, em razão do atual cenário que o Brasil se encontra, no enfrentamento ao novo Coronavírus.

O Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, participou da ação e comentou a satisfação em contribuir nesse momento importante de combate à COVID-19. “Por meio desse ato de doação de sangue à HEMOBA, esperamos sensibilizar a população de Salvador a replicar essa ação tão importante, apesar da crise gerada pelo novo Coronavírus”, disse.

O Comando Conjunto Bahia, ativado pelo Ministério da Defesa, é formado por militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira e visa apoiar as ações de combate ao novo Coronavírus no estado da Bahia.

Outras ações estão agendadas ao longo do mês de abril e poderão ter continuidade nos meses seguintes, com o objetivo de colaborar com a manutenção dos estoques da HEMOBA.

Fotos: Soldado Antônio Carlos / BASV

Efetivo do SERIPA I realiza doação de sangue em apoio ao hemocentro durante a COVID-19¹

O Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), localizado em Belém (PA), reuniu, nessa segunda-feira (06), o efetivo para uma ação de cidadania, por meio do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFFV). A doação de sangue ocorreu na Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA).

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19), todos os órgãos atuam de maneira diferenciada, conforme as orientações do Ministério da Saúde. Com isso, o HEMOPA atende com agendamento, reunindo grupos de até 15 pessoas, além de manter o distanciamento adequado e prover álcool em gel para higienização das mãos.

O Chefe Interino do SERIPA I, Major Aviador Fábio Luís Ridão Valentim, ressalta a importância dos militares se voluntariarem para a doação de sangue. “Especialmente em época de pandemia, quando muitos dos doadores habituais passam a ficar em isolamento social e as doações têm redução considerável”, complementa.

Importância do PFFV

O Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFFV) é uma oportunidade de proporcionar aos integrantes do efetivo e à sociedade brasileira um momento de reflexão e conscientização. Esse programa visa compartilhar conceitos que promovam o desenvolvimento moral e ético, favorecendo debate acerca dos valores e deveres militares, conforme o Estatuto dos Militares e a MCA 909-1.

Fotos: Tenente Lorena / SERIPA I Tenente Lorena

¹ por Aspirante Letícia Faria E Major Monteiro

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter